Mulheres são o assunto principal na Câmara de Anchieta

Mulheres são o assunto principal na Câmara de Anchieta - Os vereadores prestaram homenagens a elas pela passagem do Dia Internacional da Mulher. Edinho, Dalva, Marquinhos, Válber, Terezinha e Celém agradeceram a elas pelo trabalho prestado em favor da família e a geração de renda em todo o Brasil

09 de março de 2010 às 00h00. Atualizado a 2 horas e 54 minutos atrás.

Terça-feira, 9 de março de 2010

 

Luciana Pimentel

 

19h45

A passagem do Dia Internacional da Mulher foi lembrada por todos os parlamentares que usaram a tribuna da Câmara Municipal de Anchieta durante a sessão desta terça-feira (9). Edinho de Souza (PV), Dalva da Matta Igreja (PDT), Válber Salarini (PSDB), Marquinhos Assad (PMDB), Terezinha Mezadri (PV) e Celém (PMDB) agradeceram às mulheres pelo trabalho prestado em favor da família e a geração de renda em todo o Brasil.

 

Válber recitou uma poesia em homenagem a elas e Dalva enalteceu o trabalho de todas as mulheres na criação de seus filhos e luta pelo trabalho e pela manutenção da família unida. Já Edinho de Souza protocolou um requerimento pedindo voto de louvor e aplausos a todas as mulheres anchietenses. Ainda em seu requerimento, Edinho citou trecho de um poema, lembrando que os homens querem "humildemente alcançar cada mulher com carinho e gratidão por tudo o que elas fazem por eles".

 

Terezinha parabenizou todas as colegas vereadores e leu uma mensagem na tribuna sobre "A Beleza de uma Mulher". O presidente da Casa, Celém, parabenizou as mulheres pela sua bravura. "Vocês fazem parte do nosso dia-a-dia no cenário nacional", frisou o parlamentar.

 

Origem da data

A ideia da existência de um dia internacional da mulher foi proposta na virada do século XX, no contexto da Segunda Revolução Industrial, quando ocorre a incorporação da mão-de-obra feminina em massa, na indústria. As condições de trabalho, frequentemente insalubres e perigosas, eram motivo de frequentes protestos por parte dos trabalhadores. As operárias em fábricas de vestuário e indústria têxtil foram protagonistas de um desses protestos contra as más condições de trabalho e os baixos salários, em 8 de Março de 1857, em Nova Iorque.

 

Muitos outros protestos ocorreram nos anos seguintes, destacando-se o de 1908, quando 15.000 mulheres marcharam sobre a cidade de Nova Iorque, exigindo a redução de horário, melhores salários e direito ao voto. O primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado em 28 de Fevereiro de 1909 nos Estados Unidos da América, por iniciativa do Partido Socialista da América.

 

Em 1910, ocorreu a primeira conferência internacional de mulheres, em Copenhague, dirigida pela Internacional Socialista, quando foi aprovada proposta da socialista alemã Clara Zetkin, de instituição de um dia internacional da Mulher, embora nenhuma data tivesse sido especificada. No ano seguinte, o Dia Internacional da Mulher foi celebrado a 19 de Março, por mais de um milhão de pessoas, na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça.

 

Poucos dias depois, a 25 de Março de 1911, um incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist mataria 146 trabalhadores - a maioria costureiras. O número elevado de mortes foi atribuído às más condições de segurança do edifício. Este foi considerado como o pior incêndio da história de Nova Iorque, até 11 de setembro de 2001. Para Eva Blay, é provável que a morte das trabalhadoras da Triangle se tenha incorporado ao imaginário coletivo como sendo o fato que deu origem ao Dia Internacional da Mulher.

 

Mais informações:

 

Américo Machado

Assessor de Comunicação da Câmara Municipal de Anchieta

[email protected]

(28) 3536-0300

FIQUE CONECTADO

Preencha seus dados abaixo e receba novidades da câmara.

Atendimento ao Público

Horário de funcionamento da Câmara: 07h00 às 18h00.

Sessões Plenárias

Todas as segundas-feiras, às 16:30 horas

Telefone

(28) 3536-0300

Endereço

Rua Nancy Ramos Rosa, n° 95 - Portal de Anchieta - Anchieta/ES - CEP: 29230000

Localização

Copyright © Câmara Municipal de Anchieta. Todos os direitos reservados.

Logo da