Sessão Ordinária 30-05-23

02 de junho de 2023 às 00h00.

A Tribuna Livre recebeu na última sessão, em 30 de maio, a presença da professora Marta Prates Ribeiro com a temática "Inclusão, Altas Habilidades e Superdotação". Entretanto, a palavra dela contou com a participação dos alunos Pedro e Guilherme da educação especial do município, da escola EMEB Dulcinea Silva Lyrio Rupf. Nessa exposição, a professora demonstrou um pouco de como é feito o trabalho com crianças na inclusão de altas habilidades e superdotação.
Marta relata que ficou dois anos afastada da sala de aula e não imaginava que voltaria a lecionar, muito menos se deparar com alunos tão especiais. Quando o pai de Guilherme e a mãe procuraram ajuda para o filho, o nome da professora surgiu como a primeira opção.


Aceitando a proposta, Marta viu sua vida se transformar. Ela estava em uma fase de profunda depressão, mas Guilherme entrou em sua vida como um renascimento. Embora tenha sido um desafio, Marta abraçou a oportunidade e posteriormente também passou a lecionar para Pedro, outro aluno superdotado.
Ambos os alunos demonstram uma curiosidade e conhecimento surpreendentes para suas idades. Pedro, inclusive, é reconhecido como o escritor da turma. "É um desafio constante, mas é gratificante encontrá-los", afirma Marta. Ela avaliou as habilidades de Guilherme e constatou que ele possui as cinco habilidades relacionadas ao alto desempenho cognitivo. Já Pedro ainda não foi avaliado, pois Marta é a única pessoa no município de Anchieta capacitada para realizar essa avaliação em alunos com altas habilidades.
No entanto, Marta está preocupada com a baixa porcentagem de alunos com altas habilidades identificados no país, apenas 0,54%. Em sua experiência no município, ela observa que a porcentagem é de 3 a 5%. Muitas vezes, alunos com altas habilidades são erroneamente rotulados com autismo, TDAH ou hiperatividade, dificultando o desenvolvimento de seu potencial.
Marta acredita que a sociedade precisa aprender a acolher e atender às necessidades dessas crianças, trabalhando com suas habilidades singulares e únicas. "O diferente não é trabalhar com diferença, mas sim valorizar e desenvolver o potencial único de cada criança", destaca a professora.

Guilherme e Pedro são exemplos inspiradores de como o apoio adequado pode transformar a vida de crianças com altas habilidades, revelando talentos excepcionais e contribuindo para um futuro promissor. A sociedade, segundo Marta, precisa acolher e atender às necessidades dessas crianças, trabalhando com o diferencial que possuem. Ela acredita que é fundamental compreender que o diferente não é sinônimo de deficiência, mas sim uma característica que deve ser valorizada e explorada.

No entanto, Marta destaca que é mais fácil lidar com aspectos de deficiência do que com altas habilidades. Muitos professores da educação especial se sentem intimidados ao trabalhar com alunos superdotados, o que reflete a falta de preparo e conhecimento sobre o assunto. Marta, por outro lado, vê esses desafios como uma oportunidade de amor e crescimento mútuo.
Preocupada com o futuro desses alunos e de outras crianças com altas habilidades em Anchieta, Marta ressalta que são necessários mais apoio e investimento nessa área. Ela lamenta a falta de professores capacitados e o fim do projeto de educação especial que promovia o desenvolvimento dessas crianças. Marta busca conscientizar e mobilizar os vereadores e a comunidade em geral para garantir que esses alunos não fiquem perdidos e desamparados.
Ela enfatiza que é importante reconhecer e valorizar todas as crianças e adolescentes com altas habilidades, pois muitos deles estão perdidos, sem um caminho claro, devido à falta de compreensão e apoio da família, da escola e da sociedade em geral. Marta faz um apelo para que todos se sensibilizem e apoiem essas crianças, para que elas não sejam discriminadas e para terem a chance de desenvolver seu potencial único.
A professora convida a todos que desejam conhecer mais sobre o trabalho realizado com essas crianças a visitarem o polo e a se engajarem nessa causa. Ela ressalta a importância do apoio da comunidade para fornecer recursos necessários, como materiais e equipamentos específicos, que permitam que essas crianças alcancem todo o seu potencial.
Marta conclui sua fala com um apelo emocionado, ressaltando que é urgente agir para que mais crianças e adolescentes com altas habilidades não se percam no sistema educacional e na sociedade. Ela espera que, juntos, seja possível construir um futuro mais inclusivo, onde todas as crianças tenham a chance de desenvolver seu talento e encontrar seu lugar no mundo. Ao final foram homenageados com a entrega de certificados os alunos Pedro e Guilherme.

               

Vereadores Renato Lorencini e Professor Robinho entregaram o certificado para o aluno Pedro. E acompanhados da professora Marta, vereadores Edinho e Márcia Cypriano entregaram para o aluno Guilherme.

 

A sessão também contou com a presença da presidente da Associação de Artesanato da comunidade de Mãe Bá, a Senhora Carmelita Furlan. Ela destacou a importância do evento que está sendo organizado pela associação e convidou todos os presentes para participarem da primeira expedição ecológica na Lagoa de Mãe Bá. Ela fez questão de destacar a vereadora Márcia e, especialmente, a vereadora Tereza, representante das mulheres na Câmara, expressando o desejo de que mais mulheres se juntem ao grupo em breve.


A presidente da Associação de Artesanato anunciou que o evento, que marcará a abertura da Semana do Meio Ambiente, está programado para o dia 3 de junho de 2023. A expedição terá como objetivo a coleta da taboa, proporcionando às pessoas a oportunidade de entender a importância desse trabalho para o meio ambiente.
No dia do evento, a programação começará às 8 horas da manhã com uma recepção, onde será oferecido um café da manhã para as primeiras pessoas que comparecerem. Além disso, uma chalana estará disponível para levar os participantes em uma visita à Lagoa. Durante o dia, haverá passeios de caiaque e Stand Up Paddle, permitindo que as pessoas conheçam de perto o trabalho desenvolvido pela associação.
Carmelita Furlan fez questão de convidar todos os presentes, assim como aqueles que acompanhavam a sessão, a participarem do evento. Ela ressaltou a importância da sustentabilidade e do trabalho realizado pela associação, que não se limita apenas à coleta da taboa, mas também abrange a confecção de outros artigos com ou sem a utilização da matéria-prima das taboas.
A expedição ecológica na Lagoa de Mãe Bá promete ser um momento enriquecedor, no qual os participantes poderão conhecer de perto o trabalho realizado pela associação de artesanato. Ela afirma que os presentes na sessão e os munícipes de Anchieta estão convidados a comparecer e apoiar essa iniciativa, que visa à preservação do meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável.

 

FIQUE CONECTADO

Preencha seus dados abaixo e receba novidades da câmara.

Atendimento ao Público

Horário de funcionamento da Câmara: 07h00 às 18h00.

Sessões Plenárias

Todas as terças-feiras, às 18 horas

Telefone

(28) 3536-0300

Endereço

Rua Nancy Ramos Rosa, n° 95 - Portal de Anchieta - Anchieta/ES - CEP: 29230000

Localização

Copyright © Câmara Municipal de Anchieta. Todos os direitos reservados.

Logo da

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.