Comenda Nonna Adélia é entregue a Museu Virtual de Alto Pongal

Honraria é entregue a iniciativas que fomentem a preservação da cultura italiana no município de Anchieta

23 de setembro de 2021 às 00h00. Atualizado a 17 horas e 6 minutos atrás.

Na sessão do dia 21 de setembro, representantes do Museu Virtual de Alto Pongal receberam dos vereadores de Anchieta a Comenda Nonna Adélia. O reconhecimento foi criado em 2019 para homenagear iniciativas de fomento e preservação da cultura italiana no município. Na solenidade de entrega, os fundadores da página, Claudiani de Fátima Athayde Salarini e Marciano Vettoraci Passamani, receberam a honraria.

“O Museu Virtual de Alto Pongal é um projeto de cunho social e cultural que se dedica a fazer um resgate da memória da imigração em nosso município. Reúne acervos fotográficos e documentais, pesquisas desta rica história. Queremos reconhecer, o relevante benefício para a promoção da cultura da imigração italiana do município de Anchieta proporcionado pela rede social no Facebook. Vale ressaltar que a preservação da memória histórica está prevista como uma das metas do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11”, justificou o vereador Renato Lorencini, proponente da homenagem.

“Nossa primeira publicação faz um ano hoje. Há 30 anos, quando cheguei em Alto Pongal, eu ouvia muitas histórias das pessoas mais antigas da comunidade e tinha o desejo de documentar esses relatos para que a história não se perdesse e para que todos pudessem conhecer o legado de nosso povo”, afirmou Claudiani, acompanhada de Marciano.

A concessão desta Comenda é uma indicação da Associação de Desenvolvimento Social e Cultural de Alto (Adescap), representada, na ocasião, por seu presidente Gabriel Pompermayer. Estiveram presentes também: a princesa da Festa da Imigração Italiana de Alto Pongal, Carla Calenzani; o membro do Circuito dos Imigrantes, Guilerme Barcelos; além dos membros da comunidade: Roberta Calenzani e Sthefany Libardi.

Conheça o acervo do Museu Virtual de Alto Pongal:  https://www.facebook.com/museuvirtualdealtopongal

Fonte: Monique Ferbek- Assesoria do vereador.