Lei Beto Caliman para diretor de escolas é promulgada em Anchieta

Um avanço na democracia de Anchieta, Lei Beto Caliman para eleições diretas para diretor (a) e vice-diretor (a), é promulgada pelos vereadores anchietenses, está semana. Agora a partir do próximo ano escolar, os alunos vão eleger, quem comandara os destinos dos colégios. O objetivo da Lei Beto Caliman é dar vez, voz e voto aos alunos. Além de permitir aos professores (as), de fazer democracia plena nas escolas.

27 de maio de 2020 às 00h00. Atualizado a 10 horas e 50 minutos atrás.

Para se chegar a um final feliz, levou mais de um ano, com inúmeras reuniões com o magistério, pais, alunos, vereadores e demais. Para Beto Caliman (PSD/55), foi uma vitória de todos: “ A escola é uma extensão de nossas famílias. Nada mais justo do que levarmos a democracia até todos os distritos da Terra do Santo Padre. Com os pais, podendo conhecer quem vai comandar a escola onde seus filhos passam boa parte de seu tempo”.

Entenda como se chegou a Lei Beto Caliman

Inúmeras discussões, debates e defesa da democracia na rede municipal de ensino foram feitas, o Projeto de Lei 45/2019, que determina ELEIÇÕES ESCOLARES PARA DIRETOR (a), E VICE- DIRETOR (a), de autoria de Beto Caliman se transformou na Lei 1423/2020. Ficando popularmente conhecida como Lei Beto Caliman.

Sendo este um momento histórico para a educação, mesmo a Lei sendo promulgada pela Câmara, o que lhe dá a força de Lei. Como não houve veto do prefeito, a lei foi aprovada pelos vereadores. Seguiu o passo a passo do tramite desta Lei.

Para Beto sua ação foi um compromisso com as professoras (es), pais e alunos, servidores das escolas e demais: “ Ser vereador comprometido com o povo tem que ter trabalho comprovado e aprovado. Com muita humildade apresento mais esta colaboração que pude dar, agradeço a todos (as) que contribuíram”.

Professores elogiam Lei Beto Caliman

Para dezenas de professoras (es), a Lei Beto Caliman para se eleger diretamente diretoras (es), e vice-diretor (a), foi um ato que entra para a história da Terra do Rio Benevente. Pois já havia muitos debates no chamado “chão das escolas”, que onde os problemas alusivos ao dia a dia escolar são conversados. Uma delas Alexandra Teixeira Florentino mais conhecida como “Professora Branca”, declarou que: “ Beto tirou nota dez e passou de ano, como o melhor aluno da cidade”, para se usar um temo bem colegial: “ Quem mais entende dos problemas e soluções das escolas, são os alunos e professores. Agora eles comandaram de fato e de direito os destinos dos colégios. Temos muito a agradecer ao vereador por tornar a Lei Beto Caliman uma realidade, para através do voto direto elegermos quem comandar as instituições de ensino de nossa terra”.

Entidades classistas são favoráveis

As entidades classistas que organizam os professores e professoras, as lideranças dos alunos enalteceram Caliman, declarando que era um sonho antigo de todos os envolvidos com o sistema pedagógico.

Alunos e responsáveis reagem positivamente

Já centenas de alunos e alunas se manifestaram favoráveis a Lei Beto Caliman. Umas delas Talita Rodrigues de 15 anos que estuda no colégio Amarilis

Fernandes Garcia disse que: “ Achei ótima a Lei Beto Caliman pois assim nos mesmos escolheremos quem vai comandar os destinos da escola”. Já Guilherme Simões Neves de 15 anos declarou: “ É uma boa, pois podemos pleitear na época da eleição, um representante dos alunos no conselho escolar. Para podermos fazer eventos como grupo de teatro, esportes e demais”. Por sua vez Ladejene Santos Portela, mãe de Mamuelly Santos Portela de 15 anos, que é aluna da escola Élcio Garcia do Balneário de Ubu destacou que na eleição, vai pleitear que seja debatido o tema: “Sempre quis opinar sobre a merenda, pois defendo que a comida servida as 9:00 seja bem leve, com pouco carboidrato. Adorei a Lei”.

Entenda a Lei Beto Caliman

Tem direito a voto os alunos com mais de 16 anos, que giram em torno de três mil e quinhentos, professores efetivos, comissionados e designação temporária (Dts), responsáveis pelos alunos. Pode se candidatar professores (a), efetivos. Os demais itens da Lei Beto Caliman podem ser pesquisados no faceboock Beto Caliman Quinteiro ou no site da Câmara Municipal de Anchieta.

Texto: Anilson Ferreira