Projeto de Renato para combater dengue agora é lei

Em sessão ordinária realizada no dia 05 de fevereiro, no plenário Urias Simões dos Santos, o vereador Renato Lorencini usou a tribuna para mais uma vez alertar a população sobre a importância do combate ao mosquito da dengue. O vereador é autor do projeto de lei 1415/2020 que estabelece responsabilização e penalização (com multas) aos proprietários de imóveis que oferecem risco de proliferação de insetos, sejam em locais públicos ou privados.

06 de fevereiro de 2020 às 00h00. Atualizado a 2 horas e 56 minutos atrás.

Entre os principais pontos de mudança está o aumento do rigor e penalização de proprietários onde há focos de doenças, especialmente em imóveis abandonados e em desuso. Agora, a vigilância tem autonomia de entrar e executar o seu trabalho, da forma devida. Esta foi uma demanda que foi construída no Gabinete Itinerante, encontro promovido pelo vereador com as comunidades.

“ O Espírito Santo em relação a 2018, quase quadruplicou o número de casos, tivemos mais de 500 mortes, já no Brasil foram mais de 1500 óbitos, o prefeito sancionou o projeto na semana passada, nós já temos então a lei 1415 de 2020 que dispõe sobre a política de combate à dengue e outras arboviroses”, informou Renato.

E mais um instrumento a disposição da vigilância epidemiológica para fazer o trabalho ainda melhor. O cidadão também deve se conscientizar e cumprir a sua parte, os donos de lotes e residências tem a obrigação de combater os focos.

Neste ano de 2020 já foram registrados cinco casos de dengue em Anchieta. “ Essa guerra é nossa, não é só a dor da Secretaria de Saúde, mas da população também que precisa cuidar”, finalizou Renato.