Zé Maria pede médico ortopedista para o PA

Em sessão ordinária realizada no dia 05 de fevereiro, no plenário Urias Simões dos Santos, o vereador José Maria Brandão fez indicação a Secretária de Saúde, Jaudete Silva Frontino, para que providencie com urgência a contratação de médico ortopedista para realizar atendimentos no Pronto Atendimento do município.

05 de fevereiro de 2020 às 00h00. Atualizado a 19 horas e 22 minutos atrás.

O vereador explica que o Pronto Atendimento (PA), faz parte da Rede de Atenção às Urgências do SUS, o objetivo é concentrar os atendimentos de saúde de média complexidade, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, hospitalar, domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192.

Os prontos Atendimentos são unidades que funcionam 24 horas por dia e podem atender grande parte das urgências e emergências se tiverem profissionais e equipamentos necessários para os serviços. Assim, devem prestar atendimentos resolutivos e qualificados aos pacientes acometidos por quadros agudos ou agudizados de natureza clínica, e também prestar o primeiro atendimento aos casos de natureza cirúrgica e de trauma, estabilizando os pacientes e realizando a investigação diagnóstica inicial, de modo a definir a conduta necessária para cada caso, bem como garantir o referenciamento dos pacientes que necessitarem.

“Dessa maneira, o pedido que ora faço é uma solicitação da população que muitas vezes procuram o pronto atendimento com emergências ortopédicas e não encontram profissionais especializados e também por compreender que o médico ortopedista é extremamente importante para o atendimento aos cidadãos, que hoje precisam ser transferidos por questões simples que poderiam ser solucionadas no Pronto Atendimento do município”, esclareceu Zé Maria.