Richard indica intensificação no combate ao mosquito da dengue

Em sessão ordinária realizada no dia 03 de dezembro, no plenário Urias Simões dos Santos, o vereador Richard Costa fez indicação à Secretária Municipal de Saúde, Jaudete Silva Frontino, para que seja realizado em caráter de urgência Ação para Combater foco de infestação de mosquito Aedes Aegypti.

09 de dezembro de 2019 às 00h00.

“Devido ao período de chuva, moradores do município de Anchieta vem sofrendo com a infestação de mosquitos de forma permanente, em razão disso, procuraram este vereador para solicitar uma Ação para Combater a infestação dos mesmos, visto que é o melhor caminho para amenizar a proliferação desses insetos”, justificou o vereador.

O mosquito Aedes Aegypti além de transmissor da dengue, também pode transmitir zika e chikungunya, doenças que podem gerar outras enfermidades, como microcefalia e Guillain-Barré.

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), são 75.416 casos de dengue notificados até a semana 43 de 2019. No ano de 2018, neste mesmo período, eram 13.816 casos.

Como se prevenir:

- Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;

- Tirar a água dos pratos de plantas;

- Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;

- Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

- Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;

- Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.