Vereadores visitam Samarco Mineração

Os vereadores de Anchieta, Alexandre Assad, Cleber Pombo, Geovane Meneguelle, José Maria Brandão, Renato Lorencini, Richard Costa, Serginho e Tereza Mezadri realizaram visita a Samarco Mineração, em Ubu para conhecer detalhes do novo sistema de operação da empresa

13 de novembro de 2019 às 00h00.

Os vereadores de Anchieta, Alexandre Assad, Cleber Pombo, Geovane Meneguelle, José Maria Brandão, Renato Lorencini, Richard Costa, Serginho e Tereza Mezadri realizaram visita a Samarco Mineração, em Ubu para conhecer detalhes do novo sistema de operação da empresa. Durante o encontro, foram apresentadas as atividades de prontidão operacional, que incluem a manutenção dos equipamentos, e as iniciativas da empresa para a retomada das operações em Minas Gerais e no Espírito Santo.

O presidente da Câmara Cleber Pombo e os demais vereadores foram recebidos pelo gerente-geral de Operações, Sérgio Mileipe. Ao falar sobre as ações para a retomada operacional, Mileipe ressaltou que a Samarco espera reiniciar as suas operações utilizando novas tecnologias para disposição do rejeito, que incluem um sistema de filtragem para empilhamento a seco do rejeito arenoso, o correspondente a 80% do total gerado após o beneficiamento do minério de ferro. Os outros 20% serão destinados à Cava de Alegria Sul, espaço confinado e mais seguro.

“O retorno das atividades relacionadas à extração de minério de ferro, às plantas de beneficiamento em Germano, Mariana (MG), e à planta de pelotização no Complexo de Ubu, em Anchieta (ES), vai ocorrer após a implementação deste sistema de filtragem, em um prazo aproximado de 12 meses a contar da Licença de Operação Corretiva, obtida em outubro.  Durante este período, a empresa continua com as atividades de prontidão operacional”, afirmou o gerente-geral de Operações.

O retorno operacional, após a implantação do sistema de filtragem, ocorrerá de forma gradual, inicialmente com 26% de sua capacidade produtiva, por meio de um concentrador com capacidade para produzir aproximadamente 7-8 M toneladas por ano.

De acordo com o presidente da Câmara dos Vereadores de Anchieta, Cleber Pombo, a expectativa dos moradores de Anchieta é grande para a retomada das atividades da Samarco. “O impacto foi muito grande para Anchieta. A paralisação das atividades gerou dificuldades na cidade e, agora, acreditamos no crescimento da economia, no aumento no número de postos de trabalho e de renda. A retomada será também para Anchieta”, comentou.                                                                                                             

Importância econômica

Além da retomada operacional, Mileipe destacou o papel importante da Samarco na economia capixaba. Em 2015, a Samarco ocupava a 12ª posição entre as empresas que mais exportaram e a receita da Samarco equivalia a 6,4% do PIB do Espírito Santo. Além disso, os impostos que eram gerados diretamente pelas atividades da Samarco correspondiam a 50% da receita de Anchieta.  

Texto: Débora Ozório

FIQUE CONECTADO

Preencha seus dados abaixo e receba novidades da câmara.

Atendimento ao Público

Horário de funcionamento da Câmara: 07h00 às 18h00.

Sessões Plenárias

Todas as terças-feiras, às 18 horas

Telefone

(28) 3536-0300

Endereço

Rua Nancy Ramos Rosa, n° 95 - Portal de Anchieta - Anchieta/ES - CEP: 29230000

Localização

Copyright © Câmara Municipal de Anchieta. Todos os direitos reservados.

Logo da

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.