Tássio propõe vacinação em escolas municipais

Em sessão ordinária realizada no dia 06 de agosto, no plenário Urias Simões dos Santos, o vereador, Tássio Brunoro fez Indicação ao Secretário de Educação, Carlos Ricardo Balbino, para que institua o programa “Vacina na Escola” para alunos da educação infantil e do ensino fundamental das escolas municipais de Anchieta.

No Brasil, está cada vez mais comum o compartilhamento de informações falsas sobre vacinação. Tais informações desencorajam os pais a vacinarem seus filhos, alegando que as vacinas são prejudiciais às crianças. Infelizmente, isso vem fazendo com que muitas famílias deixem de vacinar seus filhos, o que pode ocasionar a propagação de doenças.

Outro agravante, em muitos casos, é a falta de disponibilidade dos pais que muitas vezes trabalham também aos sábados, principalmente crianças que dependem exclusivamente da mãe, o que dificulta o acesso a unidade de saúde, atrasando assim a atualização da vacinação das crianças. As vacinas previnem doenças causadas por vírus e bactérias. Tais microrganismos, se atingem o organismo humano, se multiplicam rapidamente e podem realizar mutações, tornando-se mais resistentes.

Desta forma, uma pessoa que é acometida de uma dessas doenças pode acabar criando microrganismo ainda mais forte que, eventualmente, pode vir a atingir até mesmo pessoas vacinadas. Portanto, é extremamente importante que as pessoas sejam orientadas e não há espaço mais adequado para que isso ocorra do que o ambiente escolar.

A indicação, visa levar os profissionais da saúde para as escolas, a fim de que as crianças sejam vacinadas em um ambiente que já lhes é familiar. Vale ressaltar que o programa não obriga a criança a ser vacinada, já que a família terá sempre a opção de não levar o cartão de vacinação.

No entanto, caso isso ocorra, a família será convidada a comparecer na Unidade Básica de Saúde, onde receberá orientação de um profissional capacitado sobre a importância da vacinação. Assim sendo, a indicação tem por objetivo a imunização de nossas crianças por meio da educação, que é a grande transformadora de nossa sociedade.

Data de Publicação: quinta-feira, 08 de agosto de 2019