Festa em homenagem a São José de Anchieta

Mais uma edição da tradicional festa em honra a São José de Anchieta se aproxima. Grandes demonstrações de fé e devoção marcam os dias de festejos. O sacerdote viveu nove anos em Anchieta, cidade que leva este nome em sua homenagem, cuidando da população indígena até o dia da sua morte em 09 de junho de 1597.

24 de maio de 2019 às 00h00. Atualizado a 4 horas e 22 minutos atrás.

A programação está extensa e cheia de atrativos para os devotos do santo jesuíta. Os festejos iniciam-se no dia 01 de junho, com a caminhada luminosa. Nesse dia, os peregrinos irão sair de Ubú, às 18h rumo ao Santuário. De acordo com o Padre Bruno Franguelli SJ, vice-reitor do Santuário dedicado a São José de Anchieta e um dos responsáveis pela organização da festa, uma missa será realizada durante o percurso. “Convidamos todos para participarem conosco da abertura dos festejos. Tudo está sendo preparado com muito carinho”, destaca o religioso.

No dia seguinte acontece uma carreata saindo às 16h da comunidade de Mãe-bá, passando pelas capelas do caminho até o Santuário. A novena acontecerá entre os dias 06 e 15 de junho, após todas as missas acontecerão apresentações culturais e quermesse junina. Paróquias vizinhas foram convidadas a estarem presentes no santuário celebrando as missas festivas.

A missa solene em honra a São José de Anchieta irá acontecer no sábado, dia 15 de junho às 17h. Haverá transmissão ao vivo pela TV Século 21, com a presença do Arcebispo Metropolitano de Vitória, Dom Dario Campos.

O dia em que é dedicado a memória do santo padre catequista é dia 09 de junho, porém, devido ao calendário litúrgico católico, na mesma data será celebrada a solenidade de Pentecostes, que não pode ser substituída pela festa em honra ao jesuíta.

Atualmente São José de Anchieta é intitulado Apóstolo e Padroeiro do Brasil,  designação dada também apenas a Nossa Senhora Aparecida.