Transparência: Câmara de Anchieta inova e inicia o processo de implantação do Arquivo Digital

A Câmara de Anchieta está dando mais um passo na transparência do Legislativo. Depois da implantação do Câmara Sem Papel, de novas ferramentas do Participa Anchieta – portal e aplicativo -, nesta semana foi dado início a implantação da Gestão Documental – Arquivo Digital da Casa.

21 de dezembro de 2018 às 00h00.


Foto: Comunicação
 

A Câmara de Anchieta está dando mais um passo na transparência do Legislativo. Depois da implantação do Câmara Sem Papel, de novas ferramentas do Participa Anchieta – portal e aplicativo -, nesta semana foi dado início a implantação da Gestão Documental – Arquivo Digital da Casa.

O objetivo é migrar todos os documentos físicos já arquivados para o modo digital, a fim de que a população tenha amplo acesso aos processos, ampliando, assim, a transparência. A implantação garante a transformação arquivo público em um arquivo inteligente, tornando mais fácil e rápido o acesso à informação, e ainda reduzir o espaço físico para o seu armazenamento.

De acordo com a empresa Ágape Consultoria, no primeiro momento foi feito um plano de classificação dos documentos, com entrevista nos setores administrativos para que houvesse um entendimento e classificação de todo e qualquer documento de arquivo, produzido ou recebido.

No último dia 18, a equipe começou organização documental, que visa organizar todo o acervo da Casa de forma a proporcionar uma recuperação rápida e precisa, e a traçar os planos dos trabalhos. Posteriormente, em janeiro, será iniciada a parte de digitalização dos processos administrativos e legislativos. Todo o processo, já iniciado, irá durar em torno de sete meses para que a população tenha acesso ao arquivo digital.

“Ao longo do ano implantamos ferramentas que, gradativamente, aumentaram a participação popular nos atos do Legislativo, e esse é mais um que vem para somar com a transparência. Depois de todo o processo concluído, a Casa vai otimizar tempo com a captura fácil e ágil dos documentos arquivados digitalmente, através de um método de busca aplicado. Também haverá uma diminuição do acúmulo de papéis e manutenção em formato eletrônico, além da organização dos documentos por categorias, temas, nível de importância e data de expedição, entre outros. A Casa está disponibilizando para o cidadão anchietense todas as ferramentas para que possa participar e exercer sua cidadania”, disse o presidente, vereador Tássio Brunoro.

 

 

 

 

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