Câmara de Anchieta realiza Sessão Solene em homenagem aos 10 anos da Guarda Civil Municipal

Nesta terça-feira (11), a Câmara de Anchieta realizou uma Sessão Solene em homenagem aos 10 anos de atuação da Guarda Civil Municipal (GCM), no Plenário Urias Simões dos Santos.

12 de setembro de 2018 às 00h00. Atualizado a 23 horas e 23 minutos atrás.

Foto: Comunicação

Estiveram presentes os vereadores, o gerente municipal de Segurança Pública e Social, Leonardo Abrantes, o gerente estratégico da GCM, Wander Pompermayer, o comandante da Polícia Militar, major Riani, os guardas municipais, servidores e sociedade civil organizada.

A Guarda é uma unidade organizacional, criada pelo ex-prefeito Edival José Petri, que conta com cerca de 90 profissionais destinados a manutenção da ordem social no município, a vigilância dos munícipes, ao policiamento urbano, a prevenção à violência urbana e a colaboração na segurança pública, dentre outros.

Também cabe à Guarda zelar pelos bens, equipamentos e prédios públicos de todo o município; prevenir e inibir, pela presença e vigilância, bem como coibir, infrações penais ou administrativas e atos infracionais que atendem contra os bens, serviços e instalações municipais; atuar, preventiva e permanentemente, na cidade, para a proteção sistêmica da população que utiliza os bens, serviços e instalações.

Além do serviço de patrulhamento realizado nos bairros, foi implementado o trabalho de patrulha rural e de ronda escolar, o que resultou na ausência de registros de infrações penais contra o patrimônio público. Em Anchieta, a atuação da corporação ocorre mediante ao policiamento, ostensivo a pé, ciclopatrulhamento, motopatrulhamento, radiopatrulhamento, bases de apoio em pontos fixos e videomonitoramento.

O presidente da Casa, vereador Tássio Brunoro, fez a abertura do evento e disse que “Anchieta tem um carinho enorme pela guarda, que é um símbolo municipal. Me sinto orgulhoso por estar comemorando mais um aniversário dessa instituição que é tão respeitada e tão querida pela população, especialmente, por todo o serviço prestado. A corporação se faz presente no dia a dia, dando apoio nos eventos, no patrimônio público, ou seja, todo o contexto da guarda civil municipal é digna de todos aplausos e reconhecimento”.

A ex-servidora pública, Lílian Lúcia dos Santos, que atuou como Coordenadora de Controle Interno, no período de 2015 a 2016, prestou uma breve homenagem aos guardas. “É difícil prestar uma homenagem grandiosa para um trabalhador que quando sai de casa leva o tipo sanguíneo no peito. Foi atuando nesta corporação que vi as dificuldades enfrentadas por cada um, que aprendi e pude reconhecer o valor de um profissional que atua em prol da sociedade e ver o comprometimento de cada um pela segurança pública”, disse.

“Transmitir a emoção e tudo aquilo que está em nossos corações e vidas, ao longo desses 10 anos, é muito difícil. A segurança pública é um trabalho de risco muito elevado quando estamos na rua ou em casa, pois somos guardas municipais o tempo inteiro. Nossa corporação conseguiu acumular um número expressivo de sucesso nas ocorrências. Cada guarda civil municipal tem seu diferencial e um fator importante dentro da instituição”, disse o gerente da GCM, Wander Pompermayer.

O gerente municipal de Segurança Pública e Social, Leonardo Abrantes, falou da importância dos serviços prestados e das conquistas. “Ver a guarda municipal completar 10 anos é de uma felicidade muito grande, pois atuei junto a estes guerreiros em 2011, 2012, 2017 e 2018. Foram muitas conquistas ao longo desses anos, como aquisição de viaturas, motos, bicicletas, fardamento, spray de pimenta, entre outros. Hoje, vivemos um momento difícil no município, financeiramente falando, mas nesses últimos dois anos também tivemos conquistas. E, é mais gratificante, pois temos a consciência de que fizemos e estamos fazendo muito com pouco, como cursos profissionalizantes em parceria com outras instituições da segurança pública, armas de choque, novas viaturas, entre outros. A guarda merece essa e todas outras homenagens por todos os serviços prestados”, disse. Abrantes também lembrou de algumas ocorrências que fizeram com que os guardas colocassem a vida em risco, mas que foram concluídas com êxito.

O comandante da PM, major Riani, disse que “num futuro próximo será necessário municipalizar a segurança pública. Sempre tive boas referências e exemplos de outras corporações das guardas municipais, e hoje estou podendo constatar que aqui em Anchieta não é diferente diante aos serviços prestados para a sociedade. Com certeza, a criação da Guarda Civil Municipal foi um passo muito importante para o futuro”.

“A guarda municipal está completando 10 anos de bravura, coragem e dedicação na garantia de segurança do patrimônio e dos cidadãos. Foram mais de 13 mil ocorrências ao longo de todos esses anos. Mais do que isso, além das ações ostensivas, a guarda realiza atividades educativas, preventivas, o que humaniza a relação entre a guarda e a comunidade, aproximando a instituição da sociedade.  Além de atuar na prevenção do combate à violência, os guardas têm se destacado na formação de cidadãos, por meio de orientações e palestras aos jovens. Hoje, 90 guerreiros garantem o bem-estar dos munícipes da Sede e no interior. Pela brilhante atuação, seriedade e compromisso com a segurança dos anchietenses, todo nosso reconhecimento”, disse Lorencini, proponente da Sessão junto do vereador Tássio Brunoro.

Em 10 de agosto de 2009, o município instituiu, por meio da Lei Municipal Nº 558, o dia 12 de setembro de cada ano como o Dia da Guarda Civil Municipal.

Confira o album de fotos: http://www.camaraanchieta.es.gov.br/uploads/filemanager/IMG_8176.jpg