Câmara promove palestra de conscientização sobre a Coleta Seletiva

Os servidores do Legislativo participaram de uma palestra educativa ministrada pela secretaria municipal de Meio Ambiente, no Plenarinho “Pio Salarini”, nesta quarta-feira (06). O assunto abordado foi a importância da Coleta Seletiva no município e nos prédios públicos. Essa é uma das ações previstas em parceria com o Meio Ambiente e Associação de Catadores da Unidade Primária de Materiais Recicláveis (Unipran).

06 de dezembro de 2017 às 00h00.

Foto: Marciano Brandão

A educadora ambienta Bernadeth Miranda apresentou o Plano de Ação de Educação Ambiental para melhoria da participação popular na Coleta Seletiva. Na Casa estão expostos através de banners informações sobre a quantidade de lixo que cada um gera no dia a dia, além de objetos que atualmente são reciclados. A Unipran, que fará parte de todo o processo que implantará o sistema nos gabinetes dos vereadores e setores administrativos, informou que neste mês foram reciclados/processados cerca de 17 toneladas de resíduos sólidos produzidos. No Espírito Santo, é reciclado em média 1,5%.

Na palestra foram apresentados os custos que o município teve com a coleta de março a dezembro. Em 2015 foram gastos R$ 15 milhões, em 2016 em torno de R$ 9,8 milhões e a estimativa de gasto para 2018 é de R$ 6,2 milhões. Se o município reciclar cerca de 30% dos resíduos a economia será de R$ 850 mil.

De acordo com o diretor administrativo, Diego Artur Souza, é necessário uma contribuição de todos os servidores para uma Câmara mais sustentável. “A Casa está se preparando estruturalmente para que possamos, de fato, implantar a Coleta Seletiva nos setores administrativos e nos gabinetes dos vereadores. Essa é uma ação conjunta, de responsabilidade de cada um de nós. Precisamos ter a consciência que se cada um fizermos a nossa parte, haverá melhoria na qualidade de vida e, assim, contribuiremos com o meio ambiente, além de gerarmos emprego e renda”, disse. Também lembrou das ações que o Legislativo tem feito para ajudar a minimizar o impacto e que também contribui para a economia, como o “Amigo Caneca” que tem o objetivo de reduzir o consumo de copos descartáveis, e a implantação do “Câmara Sem Papel”.