Conselho da Merenda Escolar presta contas na Câmara

04 de maio de 2010 às 00h00. Atualizado a 17 horas e 34 minutos atrás.

Terça-feira, 4 de maio de 2010

Luciana Pimentel

20h

O Conselho Municipal da Merenda Escolar prestou contas da sua atuação na Câmara Municipal de Anchieta na noite desta terça-feira (4), durante a sessão ordinária no Plenário. O professor Carlos Roberto Rodrigues da Costa, que deixa o cargo em setembro após quatro anos à frente do Conselho, deu números e destacou a qualidade do que é servido aos seis mil alunos da cidade.

"São 1,5 milhão distribuídos entre o quantitativo de alunos, com entrega de merenda quinzenal e semanal. Desde o ano passado, a merenda é considerada refeição, são 58 itens, inclusive músculo, carne moída e carne de frango estão incluídos no cardápio, e temos a possibilidade de agregar ainda este ano filé de cação também ao cardápio dos nossos alunos", explicou.

Professor Roberto lembrou que Anchieta possui 47 escolas e que conhece a realidade da maioria delas. "Represento aqui seis mil alunos e seus pais, meu mandato termina em setembro e peço a todos que ajudem a fiscalizar as ações da prefeitura, assim nossa merenda continuará de boa qualidade", disse.

Salientou que hoje, muitas pessoas trabalham o dia todo e quando chegam à noite na escola até jantam. "Isso me deixa muito feliz, muito realizado. Enalteço o trabalho da prefeitura, que sempre foi parceira do Conselho, assim como a Câmara Municipal".

Roberto respondeu a todos os questionamentos dos parlamentares com relação à assuntos diversos como entrega de alimentos e controle no gasto de combustível, entre outros. Marquinhos Assad (PMDB) frisou que o novo conselheiro terá que ser muito bom para desempenhar essa função.

"Você é dedicado, idealista e cumpre com o seu dever", falou, lamentando que os produtores de café não estejam inseridos no programa de merenda comprada da agricultura familiar.

Válber Salarine (PSDB) também comentou a qualidade da merenda escolar servida em Anchieta, lembrando que é uma prova do carinho que o Governo Municipal tem com os alunos. Elogiou o trabalho de Roberto, que "permite aos alunos a melhor assistência possível com relação à merenda", parabenizando pelo trabalho competente e sério que desempenhou nos últimos quatro anos.

Já Geovane Meneguele (PRP) questionou dados de 2010 – inclusive valor dos repasses do Governo Federal previstos para este ano – e a aquisição de produtos agrícolas para a merenda, perguntando qual é o posicionamento do Conselho com relação a compra dessa produção.

Roberto explicou que o CAE dá apoio a essa aquisição, cumprindo a Lei Federal n° 11.947/2009, mas lembrou que os fornecedores tem que se adequar e garantir um selo para ter o direito a vender a sua produção.

Valor da merenda: R$ 1.232.699,31

Gastos da Prefeitura com gás e combustível: R$ 61.918,00