Prefeito fala na Câmara sobre futuro de Anchieta

Prefeito fala na Câmara sobre futuro de Anchieta - Edival José Petri esteve na primeira sessão de 2010 e anunciou mudanças na administração, que vai trabalhar principalmente a área de Ação Social

19 de janeiro de 2010 às 00h00.

Terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Luciana Pimentel

19h30

"Muitas coisas foram feitas em 2009, outras não, e vamos trabalhar muito para ver realizado o que não foi possível atender". Com essa fala, o prefeito de Anchieta, Edival José Petri, garantiu que vai mudar a história da cidade em 2010. Ele participou nesta terça-feira (19) da primeira sessão ordinária do ano na Câmara Municipal e anunciou mudanças em sua administração.

De acordo com o prefeito, o ano de 2009 "já entrou taxado como um ano de crise", assuntando os administradores municipais de todo o País. "Ficamos assustados desde o início, porque parecia que era um ano marcado por crises e agora, em 2010, podemos ver que tivemos crise aqui sim, mas nada comparado ao que está acontecendo no Haiti", lembrou, citando as inúmeras mortes causadas pelo terremoto da última semana.

Edival Petri acredita que as dificuldades foram grandes, mas que, ao final, não foi tão grave como se esperava. "Peço a Deus que este seja um ano de muitas realizações". Ainda em sua fala, o prefeito explicou que colocou em prática este mês um novo modelo de administração, mais transparente, com profissionais capacitados respondendo as suas cadeiras.

"Estamos acreditando que 2010 será a continuidade de 2009 com relação às obras físicas, mas com a Prefeitura renovada e fazendo bons investimentos, principalmente na área social", disse ele.

Eleições

Este é um ano de eleições para governador, deputados estaduais e federais, senado e presidência da república, e Edival Petri acredita que elas terão consequências fortes nas administrações municipais. "O ano interfere nos nossos trabalhos, tanto na Câmara quando no Executivo, porque estamos diretamente envolvidos naquele tumulto, recebendo as pessoas e apresentando candidatos para que a população possa escolher bem, quais os melhores para representá-los. Será um ano bastante movimentado", garantiu.

Nova siderúrgica

Sobre a instalação de uma nova siderúrgica na cidade, o prefeito salientou que essa discussão será entre o Iema, a Vale e a população. "Queremos garantir a participação total dos moradores de Anchieta nesse processo. Só daremos início às obras depois que a população e o Iema decidirem se a implantação da empresa é viável ou não para o nosso município, vamos olhar todos os setores e ver benefício e também os impactos causados na cidade, mas espero que ao final, a resposta seja sim", falou Petri.

Conselho Tutelar e reajuste salarial

O prefeito falou sobre o Conselho Tutelar e o não direito deles de receber o 13º salário, auxílio alimentação e 1/3 de férias. De acordo com Edival Petri, a partir de amanhã todos os servidores do Conselho terão direito a esses benefícios. Com relação ao reajuste salarial, o prefeito explicou que vai pagar as perdas salariais, 4,31%, a todos os servidores da Prefeitura, sendo que alguns terão aumento de 5,37%: todos da categoria administrativa e professores iniciantes.

"Tudo isso é devido à correção que o Governo Federal fez ao salário mínimo e esse valor pago em Anchieta vai ser acima do que é praticado no País. Servidores da saúde e educação já tiveram ganho e não recebem, a não ser os da parte administrativa das duas áreas. Quem tem direito vai receber retroativo a 1º de janeiro", frisou.

O presidente da Câmara, Celém (PMDB), repassou ao prefeito as críticas dos servidores de receberem o 13º salário em seus aniversários. Ele lembrou que, quando o projeto foi feito, não houve uma consulta à população, que em sua maioria prefere receber o 13º em dezembro. Edival Petri vai analisar o pleito.

Mais informações:

Américo Machado