Carta de Serviço

CARTA DE SERVIÇOS AO CIDADÃO

OUVIDORIA e E-SIC

Câmara Municipal de Anchieta

 

SOBRE A CARTA DE SERVIÇOS AO CIDADÃO

A Carta de Serviços ao Cidadão reflete o compromisso de atendimento com eficiência e efetividade às demandas da sociedade. O presente documento traz a descrição dos principais serviços oferecidos, as formas de acessá-los e o padrão de qualidade de atendimento que se busca. Trata-se de uma orientação ao público sobre como, quando, onde e em que situação utilizar os serviços disponibilizados.

A carta é também um instrumento de transparência. Com ela, o cidadão poderá acompanhar e avaliar o desempenho a Câmara Municipal de Anchieta no cumprimento de sua missão e cobrar a prestação de um serviço mais eficiente e adequado às suas necessidades.

 

SERVIÇOS OFERECIDOS

A Câmara Municipal de Anchieta conta com os serviços do SIC, em meio físico e online (e-sic), bem como os serviços de ouvidoria, também por meio físico ou online (e-ouv), vejamos a descrição de cada um desses serviços:

 

ACESSO À INFORMAÇÃO – SIC

Descrição: A Lei de Acesso à Informação (LAI) - Lei no 12.527/2011 - regulamenta o direito constitucional de obter informações públicas. Essa norma entrou em vigor em 16 de maio de 2012 e criou mecanismos que possibilitam a qualquer pessoa, física ou jurídica, sem necessidade de apresentar motivo, o recebimento de informações públicas dos órgãos e entidades da administração.

 

MEIOS, LOCAIS DE ACESSO E HORÁRIOS DE ATENDIMENTO:

Na Câmara Municipal de Anchieta, os pedidos de informações podem ser realizados nas instalações físicas da instituição por meio do SIC (Sistema de Informação ao Cidadão) instalado junto ao setor de Ouvidoria, localizado na Rua Nancy Ramos Rosa, 95, Portal de Anchieta, que funciona às segundas e terças-feiras das 12:00h às 18:00h e de quarta a sexta-feira, das 08:00h às 12:00h, ou por meio do e-SIC, com o seguinte link de acesso: http://www.camaraanchieta.es.gov.br/ouvidoria/formulario_esic

Prazos: Segundo a Lei de acesso à informação, em seu artigo 11, §1° e §2º, o prazo para o fornecimento da informação, quando não for possível concedê-la de imediato, será de até 20 dias, podendo ser prorrogada por mais 10 dias, mediante justificativa expressa.

 

SIC FÍSICO E-SIC

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a sexta-feira de 07:00h às 13:00h.

ENDEREÇO FÍSICO:

Rua Nancy Ramos Rosa, 95, Portal de Anchieta, Anchieta-ES, CEP.: 29.230-000.

ENDEREÇO ELETRÔNICO:

http://www.camaraanchieta.es.gov.br/ouvidoria/formulario_esic

 

REQUISITOS:

Preenchimento dos formulários disponíveis no site da Câmara Municipal, com informações para contato e apresentação de documento de identificação.

Preenchimento dos campos solicitados, como por exemplo, um email de contato

TELEFONE:

(28) 3536-0324

E-MAIL: [email protected]

 

OUVIDORIA

Descrição: Sua finalidade é contribuir para garantir transparência, eficácia, economicidade, efetividade, presteza, compromisso público e ético nas atividades desempenhadas pelos agentes políticos e servidores públicos.

O servidor ocupante do cargo de Ouvidor-Geral será responsável pelos encaminhamentos das demandas recebidas, bem como pelas respostas necessárias às solicitações. É importante esclarecer que a Ouvidoria não tem poderes correcionais e disciplinares.

Anualmente, serão elaborados relatórios com as atividades realizadas pela Ouvidoria no decorrer do respectivo ano, conforme Lei 13.460/2017.

Os tipos de manifestações recebidos pela ouvidoria:

ELOGIO: demonstração de reconhecimento ou satisfação sobre os serviços oferecidos ou atendimento recebido;

SUGESTÕES: proposição de ideia ou formulação de proposta para ser adotada em qualquer setor da Câmara Municipal, não tendo, porém, caráter obrigatório;

SOLICITAÇÕES: pedidos de serviços, adoção de providências e de atendimentos de interesse público;

RECLAMAÇÕES: demonstração de insatisfação relativa ao serviço público, principalmente no que diz respeito a solicitações que não foram atendidas ou que foram atendidas parcialmente;

DENÚNCIAS: comunicação de prática de ato ilícito, ou seja, fatos graves contrários às leis e regulamentos vigentes.

Meios, locais de acesso e horários de atendimento: Na Câmara Municipal de Anchieta, as manifestações de ouvidoria podem ser realizadas nas instalações físicas da instituição, localizada na Rua Nancy Ramos Rosa, 95, Portal de Anchieta, que funciona às segundas e terças-feiras das 12:00h às 18:00h e de quarta a sexta-feira, das 08:00h às 12:00h, ou por meio do e-OUV, com o seguinte link de acesso: http://www.camaraanchieta.es.gov.br/ouvidoria.

Prazos: o prazo para tratamento de manifestações de ouvidoria, conforme artigo 16 da Lei 13.460/2017, será de 30 dias, podendo ser prorrogada uma única vez por igual período.

 

OUVIDORIA E-OUV


HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a sexta-feira de 07:00h às 13:00h.

ENDEREÇO FÍSICO:

Rua Nancy Ramos Rosa, 95, Portal de Anchieta, Anchieta-ES, CEP.: 29.230-000.

ENDEREÇO ELETRÔNICO:

http://www.camaraanchieta.es.gov.br/ouvidoria.

E-MAIL: [email protected]

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os serviços de Ouvidoria e de Acesso à Informação uma vez solicitados, gerarão um número de protocolo, utilizado para o acompanhamento da solicitação.

Ao final do atendimento, o cidadão será consultado a respeito do seu nível de satisfação por aquele atendimento.

A participação social aperfeiçoa a fiscalização da gestão da coisa pública. A democracia participativa não se resume à escolha dos governantes pelo povo. Ela vai além da eleição, sendo necessária, também, a interação na tomada de decisões que envolvem direta ou indiretamente interesses individuais ou meta individuais.

Somente assim há de fato o exercício da cidadania globalmente considerada. Por isso, a sua participação é essencial para nós! Participe!

Informações: (28) 3536-0324

 

Renan de Oliveira Delfino

Presidente da Câmara Municipal de Anchieta/ES

 

Rebeca Rauta Morghetti

Controladora Geral

 

Isabela Taylor Paganotti

Ouvidora Geral

 

FIQUE CONECTADO

Preencha seus dados abaixo e receba novidades da câmara.

Atendimento ao Público

Horário de funcionamento da Câmara: 07h00 às 18h00.

Sessões Plenárias

Todas as terças-feiras, às 18 horas

Telefone

(28) 3536-0300

Endereço

Rua Nancy Ramos Rosa, n° 95 - Portal de Anchieta - Anchieta/ES - CEP: 29230000

Localização

Copyright © Câmara Municipal de Anchieta. Todos os direitos reservados.

Logo da

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.