Câmara aprova 29 expedientes legislativos na sessão ordinária remota da última terça-feira (18)

Na sessão ordinária da última terça-feira (18/05), a Câmara Municipal de Anchieta aprovou um total de 33 expedientes legislativos de iniciativa dos vereadores.

20 de maio de 2021 às 00h00.

Na sessão ordinária da última terça-feira (18/05), a Câmara Municipal de Anchieta aprovou um total de 33 expedientes legislativos de iniciativa dos vereadores. Foram 20 Indicações ao Poder Executivo – para a realização de obras, serviços e melhorias urbanas nos bairros da cidade –, além de quatro Projetos de Lei, dois Requerimentos de Informações, 3 Moções e dois Votos de Pesar. Confira, na listagem abaixo, quais foram as proposições normativas, as solicitações e homenagens de autoria dos parlamentares do município:

Vereador pede inclusão de lactantes entre os grupos prioritários de vacinação em Anchieta

O vereador Pablo Florentino (PMN), propôs ao Executivo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a inclusão de lactantes nos grupos prioritários de vacinação contra a Covid-19 no município.

No documento, o vereador menciona algumas pesquisas realizadas no decorrer do ano de 2020 e 2021, que sugerem que os anticorpos das gestantes vacinadas são transmitidos ao recém-nascido, através do leite materno, sem riscos para a saúde da lactante, aumentando as chances de proteção a pelo menos duas pessoas a partir de uma única aplicação da vacina.

Serginho pede melhorias em estradas da comunidade de Alto Joeba

O vereador Sérgio Luiz da Silva Jesus (PSD), solicitou ao Secretário de Infraestrutura, Leonardo Abrantes e ao Prefeito Municipal, Fabrício Petri, que seja feita manutenção e aplicação de revsol ou saibro na rua Diamante na comunidade de Alto Joeba.

“Atendendo ao pedido dos moradores que solicitaram as devidas providências, como forma de melhorar as condições de trafegabilidade, minimizando riscos de acidentes”, explicou o vereador.

Renan Delfino pede manutenção no deck da Praia Central

O vereador Renan Delfino (PP), solicitou à pasta da Infraestrutura, que seja feita a manutenção no deck da Praia Central.

Segundo Renam Delfino é importante levar em consideração que o local possui um grande fluxo de pessoas praticantes de atividades físicas.

Ainda à pasta da Infraestrutura, o vereador requereu a capina na extensão das ruas Simplício de Almeida e Beira Campo, na comunidade de Jabaquara, além de instalação de redutor de velocidade (quebra-molas) na esquina da rua Etelvino Simões Zane, em frente à casa Verde.

Pediu ainda a instalação de bancas de pescados em toda a extensão da praia central de Anchieta, bem como também, pontos de água potável.

“ É necessário oferecer um suporte adequado aos pescadores que trabalham com a venda de pescados no calçadão da praia central”, justificou.

Vereador pede construção de PSF nos bairros de Planalto ou Nova Anchieta

O vereador Rodrigo Semedo (PP), através da indicação de Nº 287, encaminhada a Secretaria de Infraestrutura, solicitou a construção de um PSF no Bairro Planalto ou no Bairro Nova Anchieta.

” É preciso construir um PSF no Bairro Planalto ou no Bairro Nova Anchieta, visto que os moradores daquelas localidades precisam se deslocar de madrugada para agendar consultas no PSF II, que fica localizado no bairro Portal de Anchieta. E muitos desses moradores são idosos, mulheres, mães solos, que por vezes tem que deixar seus filhos em casa desacompanhados e ir de madrugada à unidade de saúde, localizado no Bairro portal de Anchieta”, justificou.

Ainda à pasta de Infraestrutura, o vereador requereu que seja realizada a manutenção da estrutura e a poda da grama do Campo de São Mateus, além da possibilidade de realizar a drenagem da Rua Projetada no Bairro Limeira.

Pediu ainda a construção do calçamento da Rua Atalaia e Rua Pampulha no Bairro Iriri.

“O balneário de Iriri é considerado um dos mais belos no Estado do Espirito Santo e é um atraente ponto turístico da cidade de Anchieta. Ruas sem calçamento desvalorizam o local e atrapalham a mobilidade urbana”, finalizou.

Manutenção em estradas da comunidade Subaia até Itapeuna é pedido de Tereza Mezadri

 A vereadora Terezinha Mezadri (PSB) fez Indicação ao Executivo, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, solicitando a manutenção da estrada da comunidade de Subaia até a localidade de Itapeuna.

“São comunidades pequenas, porém várias famílias residem no local. Contudo, com as estradas em condições precárias, devido às chuvas que constantemente caem na região, as ruas ficam inviáveis de transitar. A comunidade alega que vários pedidos já foram solicitados”, justificou.

Niltinho pede melhorias em comunidade Morro dos Veridianos

O vereador Niltinho Brandão (PSC), solicitou ao Secretário de Infraestrutura, Leonardo Abrantes, através da indicação de nº 293, que estude a possibilidade de construção de quebra-molas nas ruas próximas ao ponto de ônibus do Morro dos Veredianos.

“Os moradores do Morro dos Verdianos informam que as ruas do bairro são locais tranquilos. Contudo, alguns motoristas e motociclistas não respeitam a velocidade apropriada.  Preocupado com a segurança dos moradores da comunidade, principalmente das crianças e idosos, solicitamos a construção de dois quebra-molas, na via tanto da esquerda como da direita, um no sentido a comunidade de Goembê e outro a Belo Horizonte, próximo do ponto de ônibus a fim de evitar acidentes nesses locais”, justificou.

Ainda à pasta de Infraestrutura, o vereador requereu a extensão da rede elétrica para atender aos moradores do Morro dos Veredianos, além de instalação de guarda corpo nas laterais da ponte de Santa Luzia de Monteiro.

Vereador Robinho solicita informações ao Secretário Municipal de Administração

O vereador Prof. Robinho (AVANTE), através do requerimento de nº 59, solicitou ao Secretário Municipal de Administração e Recursos Humanos, Sebastian Marcelo Veiga, que informe as atribuições do setor de saúde ocupacional e como ele está funcionando em tempos de pandemia.

“As informações solicitadas são de suma importância para a verificação do tratamento de nossos servidores, não assolados pela covid-19, em tempo de pandemia, vez que, apesar dela, ainda possuem demandas e necessidades que merecem atenção”, salientou.

O vereador ainda requereu ao Prefeito Municipal de Anchieta, Fabrício Petri, que envie estudo sobre a possibilidade e o prazo para a realização do pagamento do retroativo da progressão por mérito.

 Vereadora Márcia Cypriano encaminha moção de aplausos à Universidade Federal do Espirito Santo - UFES

A vereadora Marcia Cypriano Assad (PODE), encaminhou votos de congratulação e aplausos à Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, Departamento de Psicologia, por meio do “Projeto AcolheDOR”, supervisionado pela professora doutora Luciana Bicalho.

Conforme Márcia Cypriano o Projeto oferece atendimento psicológico gratuito à pessoa em luto. A ideia é a de atender e acolher as pessoas do Espírito Santo que, principalmente devido à pandemia da Covid-19, tiveram perdas de entes queridos de uma forma repentina e ainda foram impedidas de se despedirem apropriadamente.

“A professora doutora Luciana Bicalho merece esta homenagem pela iniciativa e em reconhecimento ao Projeto AcolheDOR que visa promover conforto e transformação na vida dos enlutados diante dos desafios a partir da perda dos entes queridos, haja vista ser esta uma experiência de DOR”, enfatizou.

17 de maio dia Internacional Contra a Homofobia

O Presidente da Câmara Municipal de Anchieta, Edson Vando (MDB), finalizou as falas destinadas aos oradores parabenizando as entidades e militantes que se destacam na defesa e promoção dos direitos da população LGBT.

“ Contem conosco enquanto Poder Público para abraçar causas tão nobres quanto essa, que é de todos nós. Parabenizo a todos das diversas comunidades pela resistência e pela força”, enfatizou.

 

Para conferir, na íntegra, os discursos feitos pelos vereadores, no decorrer da sessão, acesse o link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=jcjaTv8OTbE

Acesse o link a seguir e conheça as Proposições lesgislativas dos vereadores: http://www3.camaraanchieta.es.gov.br/spl/parlamentares.aspx

 

Fonte: Centro de Comunicação Institucional

Texto: Marcelle Ludgero

Tel: (28) 3536-0315

E-mail: [email protected]

 

 

 

FIQUE CONECTADO

Preencha seus dados abaixo e receba novidades da câmara.

Atendimento ao Público

Horário de funcionamento da Câmara: 07h00 às 18h00.

Sessões Plenárias

Todas as terças-feiras, às 18 horas

Telefone

(28) 3536-0300

Endereço

Rua Nancy Ramos Rosa, n° 95 - Portal de Anchieta - Anchieta/ES - CEP: 29230000

Localização

Copyright © Câmara Municipal de Anchieta. Todos os direitos reservados.

Logo da

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.