Resumo da sessão Ordinária de terça-feira (27)

01 de maio de 2021 às 00h00.

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Anchieta, da última terça feira (27), foi marcada por diversos temas importantes para o Município. Foram propostas 19 Indicações e 03 Requerimentos, sugerindo à adoção de providências para a melhoria de infraestrutura dos bairros da cidade, além de 06 Moções e a utilização da Tribuna Livre.  Devido a problemas técnicos, a Sessão não pôde ser transmitida ao vivo. Acompanhe a íntegra da sessão pelo facebook e no Youtube da Câmara. Configura alguns destaques:

Vereador pede melhoria no sistema de abastecimento de água

Em busca de melhorias no sistema de abastecimento de água da Comunidade de Itaperoroma Baixa, o vereador Rodrigo Semedo (PP), solicitou a Secretaria Municipal de Infraestrutura de Anchieta, ampliação e melhoramento da qualidade da água fornecida pela prefeitura à comunidade, além da reestruturação dos canos de distribuição de água.

O fornecimento de água de qualidade evita a transmissão de doenças, seja através do consumo ou em uso doméstico.

“A distribuição de água potável além de essencial é direito fundamental do ser humano”, finalizou.

Márcia Cypriano solicita desinfecção de espaços públicos

A vereadora Márcia Cypriano (PODE) fez indicação a Secretaria Municipal de Saúde de Anchieta, que viabilize a possibilidade de desinfecção de espaços públicos da cidade.

“Essa ação de desinfecção com hipoclorito de sódio, nas vias de acesso coletivo, possui o objetivo de diminuir o risco de transmissão de doenças infectocontagiosas, como é o caso do novo corona vírus, com todos os cuidados recomendados pela Anvisa, tem dado muito certo essa ação em vários municípios do Brasil. Essa ação não precisa ser especificamente da Secretaria de Saúde, mas pode ser compartilhada com as Secretarias de Infraestrutura, Meio Ambiente e também com a Cesan, que possui equipamentos para a lavagem de ruas”, ressaltou Márcia.

Vereador pede a construção de Rampas de Acesso para Cadeirantes no calçadão da praia central.

O vereador Pablo Florentino fez indicação a Secretaria de Infraestrutura para que seja instalado rampas de acesso no calçadão da Praia Central em todas as saídas das faixas de pedestres. “O objetivo é possibilitar o acesso de pessoas com deficiência à praia e ao lazer”, justificou.

Cleber solicita vacinação contra covid-19 aos servidores da Gerência de obras e posturas

O vereador Cléber Pombo (PSD) solicitou a vacinação contra covid-19 aos servidores atuantes na gerência operacional de fiscalização de obras e posturas.

“Os funcionários da Gerência de Fiscalização de Obras e Posturas que desde o início trabalham nas ações de enfrentamento da pandemia do COVID-19, juntamente com as demais Forças de Segurança que já foram vacinadas, nada mais justo e prudente a vacinação destes servidores que trabalham de frente no combate a pandemia, velando e orientando a população sobre as medidas restritivas”, justificou.

O pedido foi encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde e a  Secretaria Municipal de Infraestrutura.

Covid-19

O vereador Robson Santos (AVANTE), utilizou a tribuna para requerer à secretária municipal de saúde, Jaudete Frontino, informações sobre a previsão de aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19, em pessoas acima de 65 anos. O vereador também parabenizou a realização do mutirão de vacinação contra covid-19, para aplicação da primeira dose em maiores de 65 anos, realizada no dia 03 de Abril pela Prefeitura Municipal de Anchieta, através de sistema drive thru.

Auxílio Estadual

O vereador Renan Delfino (PP) ressaltou a importância do cartão “ES solidário”, auxílio emergencial criado pelo Governo do Estado, que contempla famílias em situação de vulnerabilidade social causado pelo agravamento da pandemia do coronavírus.

Renan também reiterou um pedido feito ao Prefeito Fabricio Petri, sobre a criação de um auxílio emergencial municipal para socorrer as pessoas que estão em situação de pobreza extrema por causa da pandemia do covid-19.

O vereador apresentou também indicações ao executivo sugerindo melhorias para os bairros da cidade. Entre elas, consta a indicação de nº 241, que solicita a Secretaria de Infraestrutura, que seja feito a capina em torno das Ruínas do Rio Salinas.

Duplicação da BR 101

Finalizando a sessão, o Presidente da Casa, Edson Wando (MDB), falou sobre a reunião na sede da Eco 101, que contou com a presença dos representes da Concessionária; membros das Comunidades de Limeira (Léo Couto), e Vale do Corindiba (Marcos Meneguelli Bissa); o Secretário de Infraestrutura, Leonardo Abrantes, e de Meio Ambiente, Jéssica Martins e o vereador, Renato Lorencini.

Segundo Edson Vando, a reunião foi muito importante e proveitosa.  A Concessionária apresentou o projeto de duplicação da rodovia BR101, nos limites do município, além de trazer diversos   esclarecimentos sobre os impactos ambientais nos trechos próximos as Comunidades de Jabaquara, Limeira e Vale do Corindiba.

A Concessionária se comprometeu em agendar uma reunião no Município de Anchieta com representantes das Comunidades, Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Ministério Público e demais setores da sociedade civil.

Fonte: Centro de Comunicação Institucional

Texto: Marcelle Ludgero