Transporte Público Municipal ainda é problema em Anchieta”, reforça vereador.

Mobilidade urbana é desafio em Anchieta. Vereador Renato Lorencini (PSB) destaca necessidade de avanços e implantação do Sistema de Transporte Municipal para garantir segurança a usuários e prestadores do serviço

16 de abril de 2021 às 00h00.

A dificuldade no acesso ao transporte público em Anchieta é relatada por moradores do interior e das áreas urbanas. Por isso, durante sessão virtual, em 13 de abril, o vereador Renato Lorencini solicitou à Secretaria Municipal de Infraestrutura informações sobre as medidas adotas para a implantação de um sistema de transporte público municipal, regular, seguro e abrangente para oferecer aos moradores qualidade do serviço. 

“Temos uma concessão precária e o cidadão não tem o serviço de qualidade que merece. Má conservação das conduções, indisponibilidade em vários bairros e horários não cumpridos são reclamações frequentes que recebemos desde o nosso primeiro mandato. ”, ressaltou o vereador. 
 
A moradora do Bairro Nova Anchieta Girlane Pacheco relembra situações de incerteza nas rotas e as condições precárias de alguns veículos. “Em alguns casos, a gente precisava ficar ligando para alguém conhecido que já estivesse na van para saber se o transporte entraria no bairro. Com pouca gente na van, eles encurtavam o caminho e não faziam todo o trajeto. Em alguns veículos que as portas nem fecham, já presenciei gente tendo que segurar a porta, escorando. Muito perigoso”, afirmou, preocupada.  
 
A moradora completa relatando situações já informadas por outros cidadãos, em relação à subida de idosos no transporte. “Infelizmente também já presenciei o descaso com idosos. Me lembro de uma situação triste. Afirmam que cada veículo só pode levar dois idosos com gratuidade. Uma senhora que tinha consulta na Sede, pagou a passagem para poder pegar a van e não perder o médico”, relembrou Girlane. 
 
Melhoria do transporte público é Objetivo Global
O vereador reforça que um transporte público de qualidade é direito dos cidadãos e é uma das metas de melhorias universais. “O Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 11, traz como uma de suas metas melhorar no Brasil, até 2030, a segurança viária e o acesso à cidade por meio de sistemas de mobilidade urbana mais sustentáveis, inclusivos, eficientes e justos, priorizando o transporte público de massa e o transporte ativo, com especial atenção para as necessidades das pessoas em situação de vulnerabilidade, como aquelas com deficiência e com mobilidade reduzida, mulheres, crianças e pessoas idosas”, destacou.
 
Por receber queixas diárias e baseado no Plano Municipal de Mobilidade Urbana do Município, Renato fez duas indicações ao Executivo Municipal: 43/2017, onde solicita a implantação do sistema de transporte público nos termos recomendados pelo Plano Municipal; e 227/2019 que pede o reestabelecimento do serviço de transporte que interligava o Vale do Corindiba à sede da cidade. Agora, o requerimento objetiva a saber o andamento das ações para melhoria do Transporte Público na cidade.
 
Fonte: Monique Ferbek ( Assessoria do Vereador)

FIQUE CONECTADO

Preencha seus dados abaixo e receba novidades da câmara.

Atendimento ao Público

Horário de funcionamento da Câmara: 07h00 às 18h00.

Sessões Plenárias

Todas as terças-feiras, às 18 horas

Telefone

(28) 3536-0300

Endereço

Rua Nancy Ramos Rosa, n° 95 - Portal de Anchieta - Anchieta/ES - CEP: 29230000

Localização

Copyright © Câmara Municipal de Anchieta. Todos os direitos reservados.

Logo da

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.