Resumo da Sessão Ordinária Virtual de Terça-feira (6)

Câmara de Anchieta: Secretária de Saúde participa de Sessão virtual

08 de abril de 2021 às 00h00.

A Câmara Municipal de Anchieta, na última terça-feira (06/04), realizou sessão ordinária por vídeo conferência e tratou de questões relacionadas à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A Secretária Municipal de Saúde de Anchieta, Jaudete Frontino, participou da Sessão Virtual da Câmara em atendimento ao Requerimento de nª 11/21, protocolado pela Vereadora Márcia Cypriano (PODE), respondendo sobre a falta de lençóis no Pronto Atendimento (PA), além de trazer esclarecimentos sobre a higienização das macas e poltronas das salas de internação da unidade de saúde.

Sobre o assunto, a Secretária esclareceu que a Administração Pública possui um calendário para abertura de processos administrativos para aquisição de serviços e insumos e que nos últimos anos foram abertos processos administrativos para a aquisição de lençóis para o PA de Anchieta.  No ano de 2017 foram comprados 175 jogos de lençóis e em 2018 foram adquiridos mais 100 unidades. Atualmente existe um processo administrativo, em caráter emergencial em virtude da Covid-19, para a obtenção de mais 850 unidades do item.  Jaudete Frontino, explicou também que foram utilizados jogos de lençóis descartáveis no pronto atendimento para suprir a demanda existente acentuada pela pandemia da Covid-19.

Com relação à questão de higienização das macas e poltronas do setor de internação, “Nós intensificamos a equipe de limpeza do PA em virtude da demanda que estamos tendo lá, pois somente no primeiro trimestre do ano de 2021 foram atendidas 2.583 pessoas”, finalizou a Secretária.

Expediente do Dia

Os vereadores apresentaram requerimentos e indicações voltados para o enfrentamento às consequências do coronavírus, tanto na saúde quanto na área socioeconômica. Confira abaixo alguns destaques:

Márcia Cypriano (PODE)

Em seu tempo de fala a vereadora agradeceu a presença da Secretária de Saúde e fez as seguintes observações: reforçou a necessidade de se comprar um número maior de lençóis para o Pronto Atendimento, tendo em vista o aumento de pessoas infectadas com o novo coronavírus; propôs higienização das vias e espaços públicos; enfatizou a necessidade de respiradores no PA, entre outras sugestões.

Renan Delfino (PP)

Reforçou o pedido de aumento salarial para os profissionais da enfermagem que não foram contemplados com o aumento de salário oferecido pelo Consórcio Municipal de Saúde.

“Temos que levar em consideração o momento que estamos vivendo, onde muitos têm trabalhado arduamente com superlotação em algumas unidades de saúde... Os profissionais de enfermagem se doam completamente ao atendimento dos pacientes. Da mesma forma que os médicos estão sendo valorizados pelo Consórcio, pedimos que a Secretária de Saúde leve essa sugestão em favor da classe de enfermagem, para que eles sejam contemplados nessa parte financeira”, enfatizou.

Niltinho (PSC)

Parabenizou a Secretária Municipal de Saúde pelo esclarecimentos e aos profissionais de saúde pelo trabalho realizado em enfrentamento á pandemia da Covid-19.

Renato Lorencini (PSB)

Agradeceu pelos esclarecimentos trazidos pela Secretária e enfatizou as ações que vem sendo realizadas pelo município no enfretamento a pandemia da Covid-19, tais como: vacinação no modo drive thru (de dentro do carro), realizada no último  sábado (3); além do esforço pela realização de mais testes do coronavírus, entre outras ações.

Rodrigo Semedo (PP)

Agradeceu aos profissionais de saúde que atuam no município e também ás pessoas envolvidas no Projeto social “Juntos Podemos” que realizam distribuição de cestas básicas, além de fazer outros questionamentos sobre o Plano de vacinação nacional. Que será respondido em momento oportuno, conforme explicou a Secretária de Saúde.

Professor Robinho (AVANTE)

Pediu esclarecimentos para a Secretária Municipal de Saúde em relação ao atendimento e tratamento dos casos suspeitos e confirmados na cidade: se as pessoas estão sendo devidamente testadas; Como é feito o monitoramento das pessoas infectadas pelo novo Coranavírus, entre outros pedidos de esclarecimentos.

Acesse a íntegra da Sessão através link:https://www.youtube.com/channel/UC28sWga-Tmh7BNgZ_oUDbAg?

Fonte: Centro de Comunicação Institucional

Texto: Marcelle Ludgero