Confira como foi a sessão ordinária de terça-feira (23)

Condições de atendimento do P.A e Transporte Público Universitário foram assuntos debatidos na sessão

25 de fevereiro de 2021 às 00h00.

Na última terça-feira (23), foi realizada a 3º sessão ordinária da Câmara Municipal de Anchieta-ES, no Plenário “Urias Simões dos Santos, com acesso ao plenário somente aos vereadores e equipe técnica em função da pandemia da Covid-19, presidida pelo Vereador Renan Delfino (PP), como vice presidente, Márcia Cypriano (PODE), e secretariada pela Vereadora Terezinha Vizoni Mezadri (PSB).

Estiveram presentes os seguintes vereadores: Pablo Florentino (PMN), Niltinho Brandão (PSC), Renato Lorencini (PSB), Prof. Robinho (AVANTE) e Cleber Pombo (PSD).

O Presidente da Casa, Edson Wando (MDB) e o vereador Rodrigo Semedo (PP), não compareceram, mas justificaram a ausência por questões de saúde.

A Assessora Parlamentar da Deputada Federal, Norma Ayub (DEM-ES), a Sra. Maria Albertina esteve presente na sessão representando o Gabinete da Deputada Federal.

Na ocasião, a Assessora Parlamentar, falou sobre o seu legado político; as atividades e trabalhos desenvolvidos através do gabinete da Deputada Federal Norma Ayub (DEM-ES), além de ressaltar a importância do trabalho legislativo realizado pela Câmara de Anchieta nos últimos anos.

“Quero parabenizar o Município de Anchieta, que atravessou por situações difíceis, por ocasião dos acontecimentos com a Samarco, e agora com as questões de enfrentamento a pandemia da Covid-19, mas vocês têm feito um bom trabalho...Me coloco a disposição dessa Casa de Leis para o que for preciso”, afirmou Norma.

Em seguida os vereadores apresentaram suas proposições legislativas. No expediente do dia foram discutidos e aprovados três requerimentos e apresentadas trinta indicações solicitando melhorias para os bairros de Anchieta.  Entre os assuntos apresentados estava a indicação de nº 54/21 de autoria do vereador Niltinho (PSC), encaminhada ao Secretário Municipal de Educação, Carlos Ricardo Balbino, o vereador solicita a viabilidade do aumento do valor do benefício de transporte escolar universitário concedido aos estudantes do Município de Anchieta.

“Tendo em vista o desemprego que muitas famílias vêm passando, os alunos têm desistido de estudar, por não ter condições de arcar com os custos do transporte...Sabemos que a Prefeitura contribui com uma parte...Por isso, pedimos uma atenção especial ao Secretário da pasta, um reajuste nesses valores repassados aos estudantes”, disse Niltinho.

Outra indicação apresentada foi de autoria do vereador, Prof. Robinho, destinada ao Secretário Municipal de Educação, Sr. Carlos Ricardo Balbino, o vereador, solicita que seja disponibilizado espaços com internet e computadores para que os estudantes tenham acesso às aulas que serão ministradas virtualmente.

“ Tendo em vista o prolongamento da Covid-19, e a proximidade do retorno das aulas na modalidade mista (presencial e on line) e a falta de subsídios por arte dos alunos, peço a disponibilização de espaços públicos, que estão inutilizados pelo Poder Executivo, equipados com internet e computadores para utilização pelos alunos”, falou Prof. Robinho.

Em seguida, a vereadora Márcia Cypriano (PODE), por meio do requerimento de n°.11/21, solicitou esclarecimentos à Secretária Municipal de Saúde, Jaudete Silva Frontino, a cerca da falta de lençóis no Pronto atendimento de Anchieta (P.A), além de informações sobre a forma de higienização das macas e poltronas das salas de internação do Pronto Atendimento. Segundo Márcia, as pessoas têm reclamado das condições de atendimento do P.A.

“ Justifico este esclarecimento em face das inúmeras reclamações de pessoas que foram atendidas no P.A e que em momento de internação vivenciaram a falta de lençóis nos leitos...É importante ressaltar que esta situação coloca em risco a saúde das pessoas que precisam utilizar o Pronto Atendimento”, ressaltou Márcia.

Em visita à unidade, a vereadora foi informada pelos servidores que já foi aberto processo de licitação para a compra dos materiais.

Comunicação Institucional/foto:Acervo da Câmara/e-mail:[email protected]/Tel: (28)3536-0315