Caliman pede emendas à deputada Norma Ayub

Em sessão ordinária realizada de forma virtual, o vereador Beto Caliman fez Indicações à Deputada Federal Norma Ayub para proposição de emenda parlamentar e recursos federais para engorda da Praia Central de Anchieta, bem como a construção de um quebra-mar e um píer, além de estudo e análise para desassoreamento de parte do Rio Benevente.

26 de novembro de 2020 às 00h00.

Por vários anos Anchieta tem enfrentado um problema sério devido ao assoreamento, em vários trechos, do Rio Benevente e o recrudescimento do avanço do mar, que ameaça invadir residências próximas à margem da praia central, estando provado que obras paliativas, não funcionam, nem mesmo no curto prazo.

Esta circunstância promove uma gama de situações que prejudicam o desenvolvimento, afetando setores fundamentais, como o meio ambiente, a navegação, a pesca e o turismo. Por via de consequência, solicito emenda parlamentar e recursos federais.

Beto Caliman também pediu emenda parlamentar para desapropriação de um imóvel para manipulação de pescado e montagem de uma fábrica de gelo, assim como acesso a combustível subsidiado.

Segundo ele, os pescadores de Anchieta carecem de instalações apropriadas para a manipulação de pescado, assim como dependem de terceiros para compra de gelo, combustível e afins, assim sendo, solicito uma emenda parlamentar e recursos federais, para desapropriação de um imóvel para manipulação de pescado e montagem de uma fábrica de gelo, assim como acesso a combustível subsidiado, cujos resultados beneficiarão grandemente a comunidade pesqueira do município, em razão dos altos custos dos insumos, evitando também a saída de embarcações para municípios vizinhos e outros estados da federação, afetando a arrecadação e a renda de Anchieta.

Outra solicitação foi para a construção de um cais, com capacidade para atracação e manipulação de pescado em Anchieta, com extensão da ponte principal, até o estaleiro do falecido Pedro Cunha.

“O município de Anchieta tem uma comunidade pesqueira de grande porte, que se encontra em situação bastante difícil, face aos acontecimentos relativos ao Covid-19, com a consequente queda na produção, que gerou uma perda significativa na renda dos pescadores e afins. A construção solicitada permitiria um aumento na quantidade de embarcações, maior oferta de peixe, mais empregos e receita para o município.