Caliman pede emendas à deputada Norma Ayub

Em sessão ordinária realizada de forma virtual, o vereador Beto Caliman fez Indicações à Deputada Federal Norma Ayub para proposição de emenda parlamentar e recursos federais para engorda da Praia Central de Anchieta, bem como a construção de um quebra-mar e um píer, além de estudo e análise para desassoreamento de parte do Rio Benevente.

Por vários anos Anchieta tem enfrentado um problema sério devido ao assoreamento, em vários trechos, do Rio Benevente e o recrudescimento do avanço do mar, que ameaça invadir residências próximas à margem da praia central, estando provado que obras paliativas, não funcionam, nem mesmo no curto prazo.

Esta circunstância promove uma gama de situações que prejudicam o desenvolvimento, afetando setores fundamentais, como o meio ambiente, a navegação, a pesca e o turismo. Por via de consequência, solicito emenda parlamentar e recursos federais.

Beto Caliman também pediu emenda parlamentar para desapropriação de um imóvel para manipulação de pescado e montagem de uma fábrica de gelo, assim como acesso a combustível subsidiado.

Segundo ele, os pescadores de Anchieta carecem de instalações apropriadas para a manipulação de pescado, assim como dependem de terceiros para compra de gelo, combustível e afins, assim sendo, solicito uma emenda parlamentar e recursos federais, para desapropriação de um imóvel para manipulação de pescado e montagem de uma fábrica de gelo, assim como acesso a combustível subsidiado, cujos resultados beneficiarão grandemente a comunidade pesqueira do município, em razão dos altos custos dos insumos, evitando também a saída de embarcações para municípios vizinhos e outros estados da federação, afetando a arrecadação e a renda de Anchieta.

Outra solicitação foi para a construção de um cais, com capacidade para atracação e manipulação de pescado em Anchieta, com extensão da ponte principal, até o estaleiro do falecido Pedro Cunha.

“O município de Anchieta tem uma comunidade pesqueira de grande porte, que se encontra em situação bastante difícil, face aos acontecimentos relativos ao Covid-19, com a consequente queda na produção, que gerou uma perda significativa na renda dos pescadores e afins. A construção solicitada permitiria um aumento na quantidade de embarcações, maior oferta de peixe, mais empregos e receita para o município.

Data de Publicação: quinta-feira, 26 de novembro de 2020