Tássio pede ajuda para instalação de refinaria em Anchieta

Em sessão ordinária realizada de forma virtual, o vereador Tássio Brunoro fez Indicação ao Secretário de Estado de Desenvolvimento do Espírito Santo, Marcos Kneip Navarro e ao subsecretário de Atração de Investimentos e Negócios Internacionais, Gabriel Feitosa, para que articulem junto ao Município de Anchieta a implantação da refinaria e fábrica de lubrificantes e asfalto na cidade.

19 de junho de 2020 às 00h00.

Em sessão ordinária realizada de forma virtual, o vereador Tássio Brunoro fez Indicação ao Secretário de Estado de Desenvolvimento do  Espírito  Santo,  Marcos Kneip Navarro e ao  subsecretário  de  Atração de  Investimentos  e  Negócios  Internacionais, Gabriel  Feitosa,  para  que articulem  junto  ao Município   de   Anchieta a   implantação   da refinaria e fábrica de lubrificantes e asfalto na cidade.

O  Governo  do  Estado,  via  Secretaria  Estadual  de  Desenvolvimento, noticiou  na  última  semana  a  assinatura  de  um  memorando  de  entendimento junto às empresas EnPe Oil Group para a implantação de uma refinaria e uma fábrica de lubrificantes e asfalto no Espírito Santo.Conforme  informações  repercutidas  na  imprensa  estadual, o  local  de implantação  ainda  serão  definidos  no  Estado,  com  previsão  de  início  da construção  para  o  ano  de  2022  e  investimento  na  ordem  de  R$  2  bilhões, (https://www.agazeta.com.br/es/economia/empresas-querem-instalar-refinaria-de-petroleo-e-fabrica-de-asfalto-no-es-0520).

Considerando as características logísticas e econômicas, o Município de Anchieta   se   mostra um   lugar adequado para receber investimentos   e empreendimentos tais  como  o  ora  anunciado.  É  de  público  conhecimento  que questões   como   a   área   de   abrangência  da   SUDENE,   por   exemplo,   têm mobilizado os investimentos públicos e privados para o Norte do Estado.

Desta feita  e,  diante  da  oportunidade  posta,  solicito  a  este  importante  órgão  o  apoio para  que  Anchieta  seja  incluído  nas  negociações  com  as referidas  empresas  e  tenha  a  oportunidade  de atualizar questões  legislativas ou  outras  necessárias  à  atração  deste  importante  investimento que  irá  se efetivar no Estado.

Tal  medida  favorecerá  a geração de  emprego  e  renda  para  a  cidade  e também  para  toda  esta  região,  carente  de  investimentos  de  grande  porte privados  ou  estatais.Importante  destacar  que Anchieta já  possui  qualidades que  a  põem  com  alto  grau  de  competitividade,  tanto , que  importantes plantas  estão  instaladas  no  município.  Entretanto, reiteramos  que  com  a oportunidade  de  ser  inserida  no  processo  de  definição  do  local  a  serem instalados os empreendimentos, mais condições poderão ser criadas, afirmou o vereador.