Lei do vereador Zé Maria assegura atendimento prioritário a pacientes com câncer

Pacientes diagnosticados com neoplasia (câncer), do Sistema Único de Saúde (SUS) e moradores de Anchieta terão prioridade no atendimento nas unidades de saúde do município. Isso é o que garante o projeto de lei 06/2020, que foi aprovado hoje, durante a sessão on-line da câmara municipal, e agora segue para sanção do executivo.

A lei é de autoria do vereador José Maria Simões Brandão (Partido Progressista) e estabelece que o atendimento e/ou agendamento de exames de pacientes, diagnosticados com câncer, deverá ocorrer no prazo máximo de 72 (setenta e duas) horas após o encaminhamento médico, com a apresentação de laudo que comprove o diagnóstico.

O autor da lei relata que apresentou o projeto por compreender que ele é de extrema importância, pois trata-se de uma doença grave, muitas vezes de evolução rápida que pode chegar a metástase, assim a agilidade no tratamento é fundamental para um resultado positivo. “Sabemos que também é uma doença de grande impacto emocional tanto para o paciente, como para família, que não podem ficar esperando em uma fila sem saber quando poderão fazer os exames ou receber o tratamento necessário”, concluiu Zé Maria.

Texto: Tatiana Vettoraci

Data de Publicação: quarta-feira, 27 de maio de 2020