Renato Lorencini cobra contratação de mão de obra local

Em sessão ordinária realizada no dia 03 de março, no plenário Urias Simões dos Santos, o vereador Renato Lorencini fez indicação ao Prefeito Municipal, Fabrício Petri que fiscalize a mineradora Samarco e suas terceirizadas pelo cumprimento da legislação municipal que trata de percentual mínimo de contratação de mão de obra local e a oferta de vagas de emprego através do Sistema Nacional de Emprego (SINE).

“Em face da crise de desemprego provocada pela paralização das Operações da Samarco na unidade em Anchieta, o poder público municipal (tanto executivo como legislativo) fez um enorme esforço de inovação legislativa para mitigar os efeitos desta paralização e tentar estimular a criação de novos postos de trabalho. Exemplo disso é a Lei 1297/2018, que dispõe sobre a obrigatoriedade das empresas prestadoras de serviços no município de Anchieta a contratarem e manterem empregados prioritariamente trabalhadores domiciliados no município de Anchieta. Complementarmente à esta, a Lei 1310/2018 obriga estas mesmas empresas a dispor as vagas de emprego através do Sistema Nacional de Emprego (SINE)”, explicou Renato.

Assim, com as recentes notícias sobre a retomada da operação da Samarco em Anchieta-ES e com fundamento no Regimento Interno desta Casa, art. 95, III, c/c art. 123, o vereador requereu que o prefeito fiscalize a mineradora Samarco e suas terceirizadas pelo cumprimento da legislação municipal que trata de percentual mínimo de contratação de mão de obra local e a oferta de vagas de emprego através do Sistema Nacional de Emprego (SINE), com o objetivo de garantir aos trabalhadores anchietenses o direito de ocupar as vagas ofertadas dentro do próprio território.

Data de Publicação: segunda-feira, 09 de março de 2020

ACOMPANHE A CÂMARA

Endereço:
Rua Nancy Ramos Rosa, n° 95 - Portal de Anchieta/ES - CEP 29.230-000

Telefone: (28) 3536-0300
E-mail: ouvidoria@camaraanchieta.es.gov.br

Horário de funcionamento da Câmara: 07h00 às 18h00
Dia e horário das Sessões Plenárias: todas as terças-feiras às 18 horas

Copyright © Câmara Municipal de Anchieta. Todos os direitos reservados.
Ágape Consultoria