Tássio Brunoro critica Fundação Renova

13 de fevereiro de 2020 às 00h00.

Em sessão ordinária realizada no dia 11 de fevereiro, no plenário Urias Simões dos Santos, o vereador Tássio Brunoro usou a tribuna e fez questionamentos a fundação Renova, responsável por cuidar dos impactos causados pela tragédia de Mariana, que paralisou os serviços da Samarco Mineração.

“Fundação Renova! Anchieta não é um município impactado pelo rompimento da barragem de Fundão, em 2015? Já nos mobilizamos de outras formas para o reconhecimento do impacto suportado por Anchieta e seus cidadãos, mas até o momento não foi acatado pela Renova”, questionou o parlamentar.

Segundo o vereador, o não reconhecimento tem privado os moradores de Anchieta de diversas ações que poderiam estar contribuindo para minimizar os altíssimos impactos econômicos e sociais gerados pelo rompimento da barragem, suportados por todos anchietenses até os dias de hoje.

A luta do vereador é para que os artistas de Anchieta possam participar do edital que a Fundação Renova irá apoiar nas áreas de cultura, turismo, esporte e lazer em municípios impactados pelo rompimento da barragem de Fundão. O objetivo é apoiar projetos que resgatem as tradições culturais, estimulem o turismo e promovam atividades esportivas e de lazer nas localidades atingidas.

O edital faz parte do Programa 13 – Apoio ao Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, um dos 42 programas da Fundação. Ele abrange 10 municípios do Espírito Santo, e destinará até R$ 4,5 milhões aos projetos selecionados dentro dos eixos temáticos previstos. As inscrições vão até o dia 24 de fevereiro de 2020. A primeira chamada de projetos já acontece no 1º semestre de 2020, oferecendo apoio financeiro aos melhores colocados.