Projeto de Renato para combater dengue agora é lei

Em sessão ordinária realizada no dia 05 de fevereiro, no plenário Urias Simões dos Santos, o vereador Renato Lorencini usou a tribuna para mais uma vez alertar a população sobre a importância do combate ao mosquito da dengue. O vereador é autor do projeto de lei 1415/2020 que estabelece responsabilização e penalização (com multas) aos proprietários de imóveis que oferecem risco de proliferação de insetos, sejam em locais públicos ou privados.

06 de fevereiro de 2020 às 00h00.

Entre os principais pontos de mudança está o aumento do rigor e penalização de proprietários onde há focos de doenças, especialmente em imóveis abandonados e em desuso. Agora, a vigilância tem autonomia de entrar e executar o seu trabalho, da forma devida. Esta foi uma demanda que foi construída no Gabinete Itinerante, encontro promovido pelo vereador com as comunidades.

“ O Espírito Santo em relação a 2018, quase quadruplicou o número de casos, tivemos mais de 500 mortes, já no Brasil foram mais de 1500 óbitos, o prefeito sancionou o projeto na semana passada, nós já temos então a lei 1415 de 2020 que dispõe sobre a política de combate à dengue e outras arboviroses”, informou Renato.

E mais um instrumento a disposição da vigilância epidemiológica para fazer o trabalho ainda melhor. O cidadão também deve se conscientizar e cumprir a sua parte, os donos de lotes e residências tem a obrigação de combater os focos.

Neste ano de 2020 já foram registrados cinco casos de dengue em Anchieta. “ Essa guerra é nossa, não é só a dor da Secretaria de Saúde, mas da população também que precisa cuidar”, finalizou Renato.