Renato Lorencini apresenta demandas do setor Pongal

Em sessão ordinária realizada no dia 03 de dezembro, no plenário Urias Simões dos Santos, o vereador Renato Lorencini fez indicação ao executivo Municipal, encaminhado às Secretarias Municipais correspondentes, as demandas apresentadas pelos moradores das comunidades de Alto Pongal, Alto Joeba, Córrego da Prata, Dois Irmãos, Itaperoroma Baixa, Itaperoroma Alta e São Lourenço, na 19ª edição do Gabinete Itinerante “Perto de Você”.  

Seguem as demandas apontadas por áreas de atuação pelos moradores:

INFRAESTRUTURA · Melhoria no sistema de Abastecimento de água das comunidades de Alto Pongal, São Lourenço, Alto Joeba e Itaperoroma Baixa: Vimos que em todas as comunidades é necessário realizar uma vistoria nas instalações, tubulações e reservatório de água. Em muitos casos, se faz necessário uma ampliação da capacidade. Segue algumas das demandas apontas por comunidade: o Alto Pongal: foi apontado a necessidade de realizar uma vistoria, fiscalização e análise da água do Rio de Alto Pongal devido ao lançamento indiscriminado de agrotóxico nas propriedades que margeiam o rio, lançamento de esgoto doméstico, além da rede se encontrar obsoleta para atender a comunidade. o São Lourenço: os moradores pedem que seja feita uma vistoria do sistema, afim de detectar os problemas e corrigi-los. o Alto Joeba: a comunidade pede a instalação do reservatório de água, adquirido na gestão anterior, e até o momento encontra-se abandonado na comunidade. o Itaperoroma Baixa: pedem que seja vistoriado e melhorado o sistema de abastecimento de água das famílias do entorno do trevo, além da manutenção do reservatório geral da comunidade.

Manutenção das estradas das comunidades do Setor Pongal: vimos que em todas as comunidades há problemas de manutenção das estradas sem calçamento, pedido de aplicação de Revsol e/ou pavimentação e ainda a necessidade de redimensionamento dos quebra-molas que estão muito elevados. Abaixo seguem algumas das demandas apontadas pelos moradores por comunidade:

  1. Alto Pongal: A comunidade solicita que seja intensificada a manutenção das estradas com o uso de retroescavadeira e pá mecânica, pois, entendem que o que é feito, atualmente, não tem dado conta da demanda. Outra solicitação é a aplicação de Revsol nas estradas sem calçamento como meio de minimizar os problemas nos dias secos, devido à poeira, e, nos dias chuvosos, muita lama e buracos. Foi feito um pedido especial para pavimentação e muro de contenção no terreno da prefeitura que fica ao lado da quadra poliesportiva (conhecido como “terreirão”). A movimentação de caminhões no local produz muita poeira e lama e a encosta está desbarrancando no rio.
  2.  Córrego da Prata: Os moradores pedem a manutenção das estradas da comunidade, calçamento ou aplicação de Revsol, em especial, na estrada da “ferradura”, que passa pela fábrica da Mulheres da Prata, segue sentindo Piscina do Ciminha e termina na mercearia do João. Foi feito pedido especial para instalação de um quebra-molas em frente à casa de Dona Mariquinha e do Sr. Iram.
  3.  Alto Joeba: os moradores pedem o calçamento do pátio da igreja até a quadra. o Dois Irmãos: Os moradores solicitam a aplicação do Revsol nas estradas da comunidade, a exemplo do trecho do trevo do Caju a Dois Irmãos, e de Dois Irmãos a Segundo Território. Foi feito um pedido especial para a estrada que liga a propriedade de Mário Juriatto a de Mauro Vasconcelos. Além disso, a comunidade solicita uma resposta oficial do Poder Público sobre o motivo denão ter sido concluída a obra do asfaltamento da estrada principal comunidade, que parte da BR 101, pois está parada desde a gestão passada.
  4.  Itaperoroma Baixa, Itaperoroma Alta e São Lourenço: Os moradores dessas comunidades solicitam que seja realizada a manutenção das estradas e ruas, com o calçamento dos trechos ainda não contemplados. Como exemplo, citam a comunidade de São Lourenço que não possui estradas pavimentadas. Ainda, solicitam a instalação de sinalização horizontal e vertical, orientando os visitantes dos acessos de entrada e saída da comunidade.
  •  Melhoria na rede elétrica e na iluminação pública: Em todas as comunidades foram apontados problemas na rede elétrica a exemplo de instabilidade na voltagem, com picos de queda de energia e, em alguns momentos, a voltagem não chega a 127 volts. Sendo assim, solicitam que sejam buscadas soluções junto à empresa fornecedora de energia, considerando que há muitas reclamações em todas as comunidades do interior e na área urbana. Pedem, ainda, que seja instalado um corretor de voltagem. Quanto à iluminação pública foi apontada a necessidade de extensão de rede e instalação de iluminação públicas nas seguintes localidades: Córrego da Prata – Extensão da rede de iluminação pública nas localidades: da Igreja Católica à residência de Dona Mariquinha, no acesso à Piscina do Ciminha, no acesso à comunidade pela BR 101; Alto Joeba – Extensão de rede até a gruta; Itaperoroma Baixa – Extensão da rede de iluminação na Vila e no trevo da BR 101 em Itaperoroma Baixa.
  • Manutenção, reforma e construção de quadra: os moradores das comunidades de Alto Pongal, Córrego da Prata, Alto Joeba, Dois Irmãos e Itaperororma Baixa, solicitam que sejam realizadas as manutenções e reformas das quadras, com a revitalização das pinturas das paredes, dos pisos e das demarcações do piso, além de reforma e melhorias nos sanitários e vestiários. A comunidade de São Lourenço solicita a construção de uma quadra para atender os moradores.
  • Reforma dos sanitários do campo da comunidade de Alto Joeba: Os moradores solicitam que seja realizada a manutenção dos sanitários do campo de Alto Joeba. · Instalação de Bebedouros: Os moradores da comunidade de Alto Pongal solicitam que sejam instalados bebedouros no prédio do Centro de Convivência Auta Salarini Lorencini, onde funcionam o Centro do Idoso, o Posto da Guarda Municipal e o Correios.
  • Ampliação do cemitério de Itaperoroma Baixa: Segundo os moradores, o cemitério não tem mais capacidade de atender a comunidade e comunidades vizinhas.
  • Manutenção do Centro de Vivência do Idoso em Alto Pongal: Os moradores solicitam a manutenção e pequenas reformas no Centro de Convivência da comunidade, visto que tem apresentado problemas em vários pontos, a exemplo do banheiro, pintura, vistoria no ar condicionado.
  • Manutenção e Reforma do ESF da Comunidade de Itaperoroma Baixa: Os moradores solicitam a reforma do ESF da comunidade.
  • Manutenção e reforma da cobertura da Praça São Pedro, onde acontece a Feira da Agricultura Familiar. Os feirantes destas comunidades relataram que o telhado vaza muita água em dias de chuva, prejudica o trabalho e afasta os clientes.

 SAÚDE · Manutenção e reforma do ESF da Comunidade de Itaperoroma Baixa: Os moradores solicitam a reforma do ESF da comunidade. Ainda, pedem que seja realizado um treinamento em atendimento para a equipe da unidade.

EDUCAÇÃO · Reforma e melhorias na Escola Municipal Ady Lyrio Marchezi: Em visita a Escola Municipal, vimos que a mesma necessita de pequenas reformas que foram reforçadas pelos servidores. Foram apontados os seguintes problemas: o Reforma do telhado da escola: segundo os servidores o telhado tem apresentado vazamento e goteiras, necessitando de reparos.

  • Substituição de registro do gás da cozinha: O registro do gás foi substituído recentemente, porém, estava apresentando vazamento. Como meio de amenizar o problema foi colocado cola adesiva. Porém, visando à segurança dos alunos e dos servidores, solicitamos que seja feita a substituição desta peça.
  • Melhoria na área do parquinho da escola: Na escola há um pequeno espaço destinado ao parquinho, em área aberta e com alguns brinquedos que são utilizados pelas crianças. Foi solicitado que seja colocado areia na área do parquinho. o Corte do abacateiro, localizado no pátio da escola: Segundo os servidores, o abacateiro tem danificado o telhado devido aos galhos e os frutos que caem no telhado. Sendo assim, solicitamos desta secretaria que atue em parceria com a secretaria de Meio Ambiente para que seja realizada a retirada do abacateiro.

MEIO AMBIENTE- Realizar podas das árvores que estão próximas à rede elétrica e estradas principais das comunidades de Alto Pongal e Dois Irmãos: Os moradores solicitam que seja realizada vistoria geral das redes elétricas das comunidades, visando a realizar podas das árvores que estão em contato com a fiação, além de realizar as podas das árvores que às margens das estradas principais.

Implantação da Coleta Seletiva nas comunidades: Sabemos que devido à logística, o interior do município não está contemplado na coleta seletiva. No entanto, assim como nas demais comunidades visitadas, a região de Alto Pongal tem solicitado a implantação deste serviço. Sendo assim, mais uma vez apresentamos a demanda dos moradores, como meio de buscar solução para que seja implantado Pontos de Entrega Voluntária para a coleta seletiva no interior.

 Buscar uma solução para os animais abandonados no interior: A comunidade solicita que seja buscado uma solução para diminuir o número de animais abandonados no interior, a exemplo dos cachorros.

AGRICULTURA - Promover debates nas comunidades sobre sucessão familiar rural e o futuro da Agricultura familiar no município: Os moradores pedem que sejam realizados eventos no interior para promover debates sobre a agricultura familiar no município, valorizando a importância deste setor para a economia e suas perspectivas para o futuro. ü Resgatar e implantar o programa de construção de caixas secas nas propriedades: Os moradores solicitam que seja implantado novamente o programa de construção de caixas secas nas propriedades como meio de minimizar os efeitos da seca, garantir o armazenamento de água das chuvas e diminuir a necessidade de manutenção das estradas.

 

Data de Publicação: segunda-feira, 09 de dezembro de 2019

ACOMPANHE A CÂMARA

Endereço:
Rua Nancy Ramos Rosa, n° 95 - Portal de Anchieta/ES - CEP 29.230-000

Telefone: (28) 3536-0300
E-mail: ouvidoria@camaraanchieta.es.gov.br

Horário de funcionamento da Câmara: 07h00 às 18h00
Dia e horário das Sessões Plenárias: todas as terças-feiras às 18 horas

Copyright © Câmara Municipal de Anchieta. Todos os direitos reservados.
Ágape Consultoria