Presidente da Cesan participa de sessão na Câmara de Anchieta

O presidente da Cesan (Companhia Espírito Santense de Saneamento), Amadeu Zonzini Wetler esteve na Câmara Municipal de Anchieta para debater com os vereadores a renovação do contrato da companhia com o município. Ele usou a tribuna livre para explicar pontos do contrato e defender a atuação da empresa.

22 de novembro de 2019 às 00h00.

O presidente da Cesan (Companhia Espírito Santense de Saneamento), Carlos Aurélio Linhalis esteve na Câmara Municipal de Anchieta para debater com os vereadores a renovação do contrato da companhia com o município. Ele usou a tribuna livre para explicar pontos do contrato e defender a atuação da empresa.

O presidente defendeu a renovação do contrato e afirmou que a Cesan pretende fazer investimentos significativos na cidade, podendo chegar a R$ 40 milhões. Ele explicou que os recursos são financiados em banco públicos com juros reduzidos. Carlos defendeu que a Cesan tem uma das menores tarifas do Brasil, sendo a mais baixa entre os estados do Sul e Sudeste, além disso garantiu ser uma empresa sólida economicamente.

Todo o debate em torno da renovação é causado pelo marco regulatório nacional que a partir de uma lei rege toda a estrutura de saneamento do País. Esse marco está sendo revisto, inicialmente no Senado Federal, um projeto de lei do senador Tasso Jereissati foi aprovado, esse projeto de lei foi para a Câmara dos Deputados e já passou pela comissão mista da casa. Há expectativa que até o final do ano, esse projeto tenha sido prologado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Com a aprovação desse novo marco regulatório, empresas privadas poderão ser responsáveis pelo saneamento das cidades, desde que sejam vencedoras da licitação. O presidente da Cesan defende as empresas públicas, segundo ele, a questão política acaba ajudando nos investimentos necessários.

Os vereadores Alexandre Assad, Beto Caliman e Richard Costa fizeram questionamentos ao presidente, uma das principais reclamações dos parlamentares é o não cumprimento de um acordo feito recentemente, onde previa investimentos na cidade, principalmente no Mandoca. Amadeu esclareceu que o vencedor dessa licitação não apresentou os documentos necessários e que o segundo colocado foi convocado devendo mostrar interesse na obra nos próximos dias.

A votação da renovação do contrato entre o município de Anchieta e a Cesan deve acontecer nas próximas sessões ordinárias, sendo colocado em pauta até o final deste ano de 2019.