Exposição de artes na Câmara de Anchieta

Acontece na Câmara Municipal de Anchieta, uma exposição cultural relacionado a consciência negra. As pinturas, quadros, artesanatos e peças estão expostas no hall de entrada e no plenário Urias Simões dos Santos.

18 de novembro de 2019 às 00h00. Atualizado a 4 horas e 32 minutos atrás.

Acontece na Câmara Municipal de Anchieta, uma exposição cultural relacionado a consciência negra. As pinturas, quadros, artesanatos e peças estão expostas no hall de entrada e no plenário Urias Simões dos Santos.

O projeto da 1ª Semana de Consciência Negra foi um convite dos vereadores Professor Robinho e do presidente Cleber Pombo dirigido a professora/historiadora Marta Prates Ribeiro que faz parte do Fórum Permanente de Educação Afro do Estado do Espírito Santo.

A exposição também conta com obras de alunos da Escola Estadual Coronel Gomes de Oliveira, a professora Adriana Tiago Lopes desenvolve projeto da área de Ciências Humanas, cujo objetivo é celebrar a luta da consciência afro-brasileira. As turmas foram divididas em subtemas: patrimônio, religiosidade, racismo, dança, música e personalidades afro.

O projeto proporciona a quebra de paradigma da imagem do negro ligada à marginalidade, exaltando suas contribuições culturais, religiosas e evidenciando a construção de referencial identitário, tão importante para a formação dos futuros cidadãos capixabas.

“O desenvolvimento desse projeto visa levar aos alunos as ferramentas necessárias para que ele tenha consciência da importância e influência da cultura africana na sociedade atual, visando a contribuição na construção de sua personalidade, seja como afrodescendente ou não, além de incutir o respeito a diversidade nas características físicas e culturais”, afirmou Marta Prates.

O Brasil é a segunda maior nação negra do mundo e foi necessária a criação de uma lei para que houvesse um tardio reconhecimento da importância da cultura negra na sociedade brasileira. A tradição e a história africana e afro-brasileira influenciaram profundamente a formação social, religiosa, cultural e gastronômica do povo brasileiro.

       

FIQUE CONECTADO

Preencha seus dados abaixo e receba novidades da câmara.

Atendimento ao Público

Horário de funcionamento da Câmara: 07h00 às 18h00.

Sessões Plenárias

Todas as terças-feiras, às 18 horas

Telefone

(28) 3536-0300

Endereço

Rua Nancy Ramos Rosa, n° 95 - Portal de Anchieta - Anchieta/ES - CEP: 29230000

Localização

Copyright © Câmara Municipal de Anchieta. Todos os direitos reservados.

Logo da

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.