Tássio quer disk denúncia para animais soltos nas ruas

Em sessão ordinária realizada no dia 27 de agosto, no plenário Urias Simões dos Santos, o vereador Tássio Brunoro fez Indicação à Secretária de Meio Ambiente, Jéssica Martins de Freitas, com cópia para o Prefeito, Fabrício Petri, para que seja disponibilizado à população anchietense um número de telefone para denúncias quanto a ocorrência de animais de grande porte soltos ou abandonados em vias públicas.

O problema dos animais de grande porte em situação de rua é comum em diversas cidades do país, o que gera diversos transtornos para a população e muito sofrimento aos bichos abandonados. Em Anchieta, a Lei nº 17/1993 já autoriza o município a apreender os animais encontrados soltos ou abandonados em local inadequado, fixando multa aos proprietários.

Entretanto, a lei não estabelecia o valor da multa e estipulava o leilão como alternativa, caso não retirados pelos proprietários no prazo estabelecido, o que inviabilizava a operação. Em junho, a Prefeitura de Anchieta iniciou processo para contratar empresa especializada na recolha e guarda dos animais abandonados nas vias públicas da cidade e apresentou projeto de Lei fixando em trezentos reais o valor da multa aos proprietários dos animais apreendidos e autorizando a doação dos bichos não retirados dentro do prazo legal.

“Neste sentido, nota-se que a população não tem um número de telefone para contato quando houver necessidade de denunciar a existência de animais de grande porte soltos em vias públicas. Considerando os riscos da ocorrência destes animais pelas ruas e a necessidade do recolhimento imediato dos mesmos, reitero a importância da solicitação” defendeu Tássio.

Data de Publicação: segunda-feira, 02 de setembro de 2019