Sessão solene celebra dia da imigração italiana em Anchieta

Uma noite para rememorar e celebrar a cultura deixada pelos imigrantes italianos em Anchieta, com música, alegria e muita emoção. Assim foi a Sessão Solene em celebração ao Dia da Imigração Italiana e Entrega da Comenda Nonna Adelia, realizada na noite da última terça-feira (27), na Câmara de Anchieta.

29 de agosto de 2019 às 00h00.

Uma noite para rememorar e celebrar a cultura deixada pelos imigrantes italianos em Anchieta, com música, alegria e muita emoção. Assim foi a Sessão Solene em celebração ao Dia da Imigração Italiana e Entrega da Comenda Nonna Adelia, realizada na noite da última terça-feira (27), na Câmara de Anchieta.

“Falar da Itália é falar, acima de tudo, da nossa própria identidade, no que diz respeito à cultura dos nossos antepassados. Ainda em 2017, durante o gabinete itinerante nas comunidades do Circuito dos Imigrantes, a necessidade de preservar a nossa história ficou ainda mais evidente. A sequência das ações de resgate cultural e o incentivo à preservação das tradições, eram clamadas pela população. Voltei, então, com a missão de contribuir dentro do legislativo para este objetivo”, explicou o proponente da Sessão e da honraria, o vereador Renato Lorencini (PSB).

 

Renato fez questão de frisar que o evento é uma realização conjunta. “Estamos aqui hoje por conta de um sentimento compartilhado por mais de três mil descendentes de italianos que vivem hoje em nosso município.  Este momento ocorre, hoje, graças a um processo coletivo de construção com moradores. Assim como outros projetos: o reconhecimento do circuito dos imigrantes e o dia municipal da imigração italiana, a ser celebrado no dia 6 de setembro de cada ano”, destacou.

O evento começou com uma bela apresentação do Coral Bambini Di Pongal, formado por alunos e ex-alunos da EMEB Tia Marlene Petri, com execução de canções brasileiras, com versão em italiano. Bikini Giallo e canções de Roupa Nova e Roberto Carlos fizeram parte do repertório interpretado, como parte do projeto que a Escola está desenvolvendo neste ano, com estudos das canções dos anos 80, sob a regência do maestro Wender Dalto.

  

O professor Emilio Petri, mestre em Geografia e morador de Alto Pongal, apresentou dados sobre o estudo realizado por ele sobre a imigração italiana em Anchieta, como e por qual motivo os colonos vieram a Anchieta. “Os imigrantes chegaram ao Brasil, em busca de um sonho, de uma vida próspera, propagada pelo Governo para ocupação do vazio demográfico. A Itália vivia um cenário de dificuldades, enquanto o Brasil vivia um momento em que necessitava de mão-de-obra, por conta da abolição da escravidão e a expansão da agricultura no Brasil”, explicou o professor.

 

Emilio Petri e Sharleni Barcelos

A integrante do Circuito dos Imigrantes, Sharleni Barcelos Paulino, mostrou o potencial da região, seus atrativos turísticos e o que os visitantes podem encontrar nos estabelecimentos. “Estamos reestruturando o Circuito para que ele se consolide como destino turístico forte de nosso município e nosso Estado. Nele, temos raízes do povo italiano que desbravou o território anchietense. Fica nosso convite para que todos possam conhecer nossos atrativos, ouvir nossas histórias e desfrutar de nossa cultura, gastronomia e sentir o gostinho de estar em casa e em família”, convidou.

Entrega da Comenda Nonna Adelia

A família de Nonna Adelia foi homenageada durante o evento. “Aos familiares, a nossa homenagem para que sigam preservando sua memória e divulgando o legado desta cidadã”, afirmou o vereador Renato Lorencini. 

Adelia Lorencini Passamani foi moradora da comunidade de Alto Pongal e testemunha do processo de colonização. Nonna Adélia faleceu em 2010, com 104 anos de idade. Também deu nome ao grupo de dança folclórica, desta mesma comunidade, que atuou para manter viva as danças típicas dos imigrantes. Por sua importância para a comunidade ítalo-anchietense, foi escolhida para dar nome à homenagem outorgada pela Câmara de Anchieta a quem empreender ações de preservação da cultura.

A Escola Tia Marlene Petri foi escolhida para receber este título neste ano porque estimula seus alunos a participarem de atividades de fomento à preservação da cultura e é representativa das famílias descendentes por congregar alunos de diversas comunidades. “Tal reconhecimento é para nós de extrema importância para pois firma o trabalho desenvolvido pela nossa instituição no cuidado do patrimônio cultural deixado por nossos familiares no período da imigração italiana em nosso município. Receber a comenda é ter presente o anseio de manter vivas nossas tradições e estimular em nossa juventude uma identidade sólida, capaz de reconhecer e experimentar no presente o legado de uma  história marcada pela esperança de dias melhores”, agradeceu a diretora da Escola, Claudia Beatriz Lorencini Palaoro.

 

 

 

 

 

Diretora da Escola, Claudia Beatriz Lorencini Palaoro, e presidente da Adescap, Gabriel Pompermayer. Ao fim, la bella polenta foi servida aos presentes

A cultura italiana permanece viva, 144 anos desde a chegada dos colonos italianos, contribuindo para a formação plural do povo anchietense, formado por várias culturas. O poeta Marco Antonio Soledade, preparou uma poesia especial para a solenidade, contando a saga dos imigrantes e falando sobre as leis e honrarias recebidas. Já o presidente da Associação de Desenvolvimento Social e Cultural de Alto Pongal (Adescap), Gabriel Pompermayer, apresentou a programação da Festa da Imigração Italiana que acontece no próximo fim de semana, em Alto Pongal.

“Que esta história de fé e trabalho dos colonos que aqui chegaram em nossas terras em busca de uma vida melhor nos inspire a trabalhar e querer sempre o melhor para nosso município, assim como sonhado pelos nossos antepassados!”, finalizou o vereador Renato Lorencini.

    

O evento contou com a participação de todos os vereadores de Anchieta; do sub-secretário do Estado do Turismo, Gedson Merisio; do Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Edson Vando de Souza; dos representantes do Deputado Federal Ted Conti (Jean Brandão) e do Deputado Estadual Enivaldo dos Anjos (Wagner Bourguignon);  além de representantes de diversas entidades.

Texto: Monique Ferbek 

FIQUE CONECTADO

Preencha seus dados abaixo e receba novidades da câmara.

Atendimento ao Público

Horário de funcionamento da Câmara: 07h00 às 18h00.

Sessões Plenárias

Todas as terças-feiras, às 18 horas

Telefone

(28) 3536-0300

Endereço

Rua Nancy Ramos Rosa, n° 95 - Portal de Anchieta - Anchieta/ES - CEP: 29230000

Localização

Copyright © Câmara Municipal de Anchieta. Todos os direitos reservados.

Logo da

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.