Projeto de Alexandre Assad prevê gravação de licitações públicas

Em sessão ordinária realizada no dia 06 de agosto, no plenário Urias Simões dos Santos, o vereador Alexandre Assad apresentou projeto de lei que dispõe sobre a gravação em áudio e vídeo das Sessões de licitações públicas realizadas pelo Poder Executivo do Município de Anchieta.

13 de agosto de 2019 às 00h00.

Em sessão ordinária realizada no dia 06 de agosto, no plenário Urias Simões dos Santos, o vereador Alexandre Assad apresentou projeto de lei que dispõe sobre a gravação em áudio e vídeo das Sessões de licitações públicas realizadas pelo Poder Executivo do Município de Anchieta.

No que diz respeito ao processo licitatório, se verifica que o mesmo deverá seguir os ditames da Lei Federal Nº 8.666/93 (rege as modalidades de Concorrência, Tomada de Preços Concurso, Convite e Leilão), bem como a Lei Nº 10.520/2002 (Modalidade Pregão). Para tanto, os gestores públicos, além das regras acima indicadas, devem observar os princípios que disciplinam sua atuação.

A Constituição da República em seu Artigo 37, caput, enuncia exemplificativamente os cinco princípios da Administração Pública: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficácia. Diante disto, o Projeto tem como objetivo dar mais amplitude ao princípio da publicidade do processo licitatório. Para tanto, a doutrina tem apostado no entendimento majoritário de que um dos principais objetivos do princípio da publicidade é mostrar a toda sociedade os atos praticados pelos agentes públicos.

 E, dessa forma, “o princípio da publicidade diz respeito não apenas à divulgação do procedimento para conhecimento de todos os interessados, como também aos atos da administração praticados nas várias fases do procedimento, que podem e devem ser abertas aos interessados para assegurar a todos a possibilidade de fiscalizar sua legalidade”, afirmou o vereador.

Sendo assim, o registro em filmagens das licitações, além de ser uma garantia protetora aos atos do Pregoeiro e a Comissão Permanente de Licitação, dá maior divulgação e transparência aos atos. Portanto, a publicidade dos atos da Administração na área de licitação pública, é também de relevante interesse para os concorrentes, pois estes terão certeza do que está ocorrendo nas diversas etapas do processo, bem como os possibilita elaborar planejamento e recursos administrativos em caso de descontentamento com alguma decisão que venha a ser tomada pela Comissão de Licitação, ou mesmo se houver alguma irregularidade ou ilegalidade no processo, e restará garantida, para a seleção da proposta mais vantajosa. Finalizando, as licitações devem ser gravadas e colocadas à disposição de quem quer que seja, dando muito mais publicidade aos cidadãos que interessarem acompanhar as ações realizadas pelo gestor.

 

 

FIQUE CONECTADO

Preencha seus dados abaixo e receba novidades da câmara.

Atendimento ao Público

Horário de funcionamento da Câmara: 07h00 às 18h00.

Sessões Plenárias

Todas as terças-feiras, às 18 horas

Telefone

(28) 3536-0300

Endereço

Rua Nancy Ramos Rosa, n° 95 - Portal de Anchieta - Anchieta/ES - CEP: 29230000

Localização

Copyright © Câmara Municipal de Anchieta. Todos os direitos reservados.

Logo da

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.