Renato Lorencini apresenta demandas do balneário de Castelhanos

Em sessão ordinária realizada no dia 06 de agosto, no plenário Urias Simões dos Santos, o vereador o Renato Lorencini fez indicação ao Executivo Municipal, pedindo encaminhamento à Gerência Municipal De Segurança Pública e Social e a secretaria de infraestrutura, as demandas do Balneário de Castelhanos, apresentadas pelos moradores na 14ª edição do Gabinete Itinerante “Perto de Você” como o objetivo de atender os anseios dos moradores daquela localidade.

No dia 01 de agosto, o vereador deu sequência ao seu projeto “Perto de Você”, gabinete itinerante que ouve moradores e suas necessidades, bem como acompanha as necessidades das localidades, que ocorreu no Balneário de Castelhanos. Esta ação é realizada em dois momentos: O primeiro, visita e reuniões nos equipamentos públicos para verificar as condições destes equipamentos, conversar com os servidores e usuários sobre os serviços prestados e as melhorias pretendidas.

E no segundo momento, é promovido um encontro com os moradores para prestação de contas do mandato e levantamento de demandas da comunidade. Abaixo, seguem as demandas apontadas pelos moradores:

- Retorno do sistema de videomonitoramento: Mesmo contando com ronda particular, o bairro pede que seja dada maior atenção às patrulhas realizadas pela Guarda Municipal e Polícia Militar no combate ao crime no local. Reivindicam o retorno do sistema de videomonitoramento para inibição de delitos.

- Vandalismo na Quadra Poliesportiva de Castelhanos: De acordo com relatos, a quadra da comunidade é alvo de vandalismo, pois o local é usado por usuários de drogas que depredam o patrimônio público, com danos às grades e alambrados, além de ameaçar os moradores que vivem nas imediações. Foi pedido para que seja estudado um aumento no patrulhamento do local para inibir tais práticas.

- Término do calçamento de ruas no Balneário de Castelhanos: de acordo com os moradores, há ruas que ainda precisam de calçamento, onde algumas delas precisam de manutenção constante, pois são de terra e sempre acabam danificadas pela ação do tempo, ocasionando transtorno para moradores e turistas. Dentre elas, estão as ruas Rua Acácio Oliveira, além das ruas Fernando Mendes e Alexandre Gastoni (ruas paralelas) em frente à Pousada Vivenda do Bem-te-vi.

- Manutenção do Campo Society e Centro de Convivência de Castelhanos: segundo moradores, o campo society precisa de reparo em seu alambrado, onde há remendos e o centro de convivência precisa de reforma, pois o local está há muito tempo sem manutenção. Possui ventiladores que não funcionam, entre outros problemas técnicos.

- Conclusão da Ciclovia: os moradores também pediram para que, em planejamentos futuros da Prefeitura de Anchieta, seja dada prioridade para a conclusão da ciclovia já iniciada, estendendo-a ao trevo localizado na Rodovia do Sol.

- Melhoria nos serviços de transporte público: É unanime a reclamação pelos usuários do transporte público do município em relação às condições em que veículos (vans) têm circulado, sucateados, sem segurança, não cumprindo o itinerário. Relatam que as linhas intermunicipais também têm descumprido o itinerário. Assim, solicitam maior fiscalização e melhorias nos serviços prestados à população.

- Vistoria e substituição de postes de iluminação pública: Em visita à comunidade, o vereador afirma que viu que alguns postes ainda são de madeira e apresentam risco de queda. Os moradores pedem que seja feito a substituição dos mesmos, com urgência.

- Realocação de postes: de acordo com moradores, na área da ciclovia já existente, há dois postes que se encontram no meio da via, o que acaba dificultando o uso do espaço para a prática de esportes. Pedem a realocação das estruturas de forma a facilitar a circulação de pessoas.

- Ambulantes: A Associação do Balneário de Castelhanos pede uma revisão da regulamentação para liberação de alvarás para ambulantes no local. Eles citam que as exigências para concessões de uso temporário de espaço devem ser equivalentes às dos comerciantes com pontos fixos. Pedem também que seja revista a venda de produtos que já existentes no comércio local. Citaram exemplos como: venda de cangas e acessórios. Outro ponto colocado pela Associação é que seja feita uma fiscalização mais rigorosa para se evitar “gatos de energia” promovido por alguns ambulantes na época de alta temporada.

- Cronograma de obras da Orla de Castelhanos: os moradores pedem que, em conjunto com a Associação de Castelhanos, se faça um cronograma das Obras que serão realizadas nos próximos meses no local, assim como definir critérios para a demolição dos antigos quiosques e construção dos novos, para que possa ser avaliada a questão da sua distribuição.

- Vistoria e substituição de estrutura metálica da Quadra poliesportiva de Castelhanos: De acordo com moradores, a estrutura do telhado possui peças metálicas e grades que estão sendo corroídas pela ação da maresia e com risco de queda. Assim, a comunidade pede que sejam realizadas vistoria e substituição das peças danificadas, com urgência.

Data de Publicação: terça-feira, 13 de agosto de 2019