Tássio Brunoro pede criação de fundo Soberano com Royalties de Petróleo

Em sessão ordinária realizada no dia 16 de julho, no plenário Urias Simões dos Santos, o vereador Tássio Brunoro fez indicação ao Prefeito de Anchieta, Fabrício Petri, para que seja criado um “Fundo Soberano” para investimentos de médio e longo prazo de recursos advindos de recuperação de créditos e percentual daqueles advindos de Royalties de Petróleo.

29 de julho de 2019 às 00h00.

Tássio justifica que a criação do Fundo Soberano visa assegurar a destinação de recursos advindos da recuperação de créditos e o estabelecimento de um percentual daqueles advindos dos royalties de petróleo para fins de especial interesse público. Sabe-se que ambas as fontes abordadas nesta indicação não são de caráter permanente, o que requer olhar atento da administração para que os seus frutos possam beneficiar não somente circunstâncias do momento atual mas, sim, garantir perspectivas para o futuro da cidade e de seus cidadãos.

Tal aprendizado se assevera com o quadro desencadeado após a paralização das atividades da Samarco Mineração, em 2015 – empresa cujas atividades tiveram forte influência na arrecadação do município ao longo dos últimos anos. “Desta forma, a presente indicação tem por objetivo garantir que os recursos advindos da recente, e futuras ações de recuperação de créditos promovida pelo município, bem como um percentual daqueles advindos dos Royalties do petróleo, estabelecidos após estudos técnicos efetuados por grupo de trabalho criado para este fim, possam repercutir no presente mas, também, resguardar o futuro da cidade”, justificou o vereador.

O objetivo é por meio do estímulo ordenado do desenvolvimento da economia local, fazer investimentos em infraestrutura, atração de novas empresas e geração de emprego e renda. A presente iniciativa encontra amparo e exemplo no Fundo Soberano e Fundo de Infraestrutura recém instituídos pelo Governo do Estado do Espírito Santo, os quais poderão ser utilizados pelo grupo de trabalho para a parametrização do Fundo Municipal sugerido.