Câmara de Anchieta sedia Congresso Brasileiro de Trovadores

05 de julho de 2019 às 00h00. Atualizado a 10 horas e 37 minutos atrás.

Começou nesta quinta-feira, na Câmara Municipal de Anchieta, no plenário Urias Simões dos Santos, o XVI Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores um evento cultural que promete agitar culturalmente a cidade de Anchieta, com Palestras, Mesas Redondas, Poesias, Trovas, Oficinas de Criação Poética, Serenata e um desfile da Troveata. A promoção é da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores, ACLAPTCTC e conta do o apoio da Prefeitura e da Câmara e de vários segmentos culturais de Anchieta. O evento que será realizado durante quatro dias, de 04 a 07 de Julho, será no Auditório da Câmara Municipal de Vereadores de Anchieta e a entrada é totalmente gratuita, sendo um Congresso aberto a participação de qualquer pessoa que goste de Poesias, de Trovas e das boas músicas de Serenata.

O Congresso contará ainda com um Concurso Musical e de culinária para a escolha do melhor Bolinho de Arroz da Cidade e um Concurso para a escolha do melhor Poeta de Anchieta e Região. Dentro da programação está prevista ainda para o domingo uma Celebração Ecumênica em Trovas, com a participação do Pastor Jamil Miana Quinteiro, com Trovas do Trovador Antônio Augusto de Assis, de Maringá, (PR) e Trovas de Clério José Borges e vários Trovadores, entre as quais a professora Valsema Rodrigues da Costa e a Escritora Vera Lúcia Coser. Na celebração haverá Cantos de Louvor e o Escritor João Roberto Vasco Gonçalves e a Escritora Come ndadora Maria Dolores Pimentel Rezende e a Comendadora Magnólia Pedrina Sylvestre cantarão o “Credo” em Latim.

Segundo o Presidente da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores, ACLAPTCTC, antigo Clube dos Trovadores Capixabas, Historiador Clério José Borges, um dos pontos altos do evento será a mesa redonda sobre a história da colonização da cidade de Anchieta, com a participação de historiadores do renome do Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, Getúlio Marcos Pereira Neves e Manoel Goes, também participarão a professora da UFES Sônia Missagia Mattos e o historiador local, Jeferson Mulinari. Outro momento de grande importância será a Palestra da Professora Emérita da Ufes, Universidade Federal do Espírito Sant o, Escritora Ester Abreu sobre “Anchieta - O Primeiro Professor do Brasil e José de Anchieta, dramaturgo de Espírito Santo e do Brasil.”