Renato apresenta proposta para reconhecimento de Anchieta como Berço do Teatro Brasileiro

O Padre José de Anchieta escreveu a maioria de suas peças teatrais na Aldeia de Rerigtiba (atual Anchieta). O vereador Renato Lorencini (PSB) apresentou ao Deputado Federal Ted Conti um projeto com toda a justificativa para que seja dada entrada no título de reconhecimento nacional ao legado cultural e humanístico deixado nessas terras.

13 de maio de 2019 às 00h00. Atualizado a 34 minutos atrás.

Na última semana, o vereador de Anchieta Renato Lorencini (PSB) recebeu em seu gabinete o Deputado Federal Ted Conti (também do PSB) para tratar sobre demandas do município. Entre os temas abordados estiveram educação, meio ambiente, desenvolvimento econômico, agricultura, cultura e turismo.

Especificamente no âmbito cultural, o vereador apresentou ao deputado um documento com uma robusta pesquisa - elaborada pela historiadora Maria José dos Santos Cunha, com apoio do Grupo de Teatro Rerigtiba - com as justificativas que comprovam que Anchieta é o Berço do Teatro Brasileiro, pedindo ao parlamentar federal que intervenha no reconhecimento do município com o título.

“O teatro brasileiro surgiu com a Companhia de Jesus, em meados do século XVI, e teve como precursor o Padre José de Anchieta que escreveu a maioria de suas obras em nossa cidade, sendo o pai do teatro no Brasil. O título, além de um rico reconhecimento para Anchieta, proporciona mais condições de pleitear recursos, investimentos e iniciativas que impulsionem a cultura e o turismo em nosso município, além de ser motor para divulgação e marketing da cidade, fortalecendo as ações ligadas ao Santo Padre e à dramaturgia”, explicou Lorencini.

Com o embasamento histórico em mãos, o deputado Ted Conti colocou-se à disposição junto a sua equipe para estudar o tema e levá-lo aos debates da Câmara Federal para os andamentos. “Vamos estudar o documento e será uma grande alegria poder contribuir para este reconhecimento, de grande importância sob o ponto de vista da memória, cultura do povo brasileiro, em especial o capixaba”, afirmou o deputado.

“O apoio ao nosso pleito, para o reconhecimento da importância histórica da cidade de Anchieta como berço do teatro no Brasil, é uma atitude valorosa, digna de aplauso e muito bem-vinda.  Nos dedicamos às Artes Cênicas, em especial do teatro, incentivando o gosto pela arte e mantendo um trabalho constante na produção de espetáculo com apurada qualidade técnica e artística. Desta forma, muito nos alegra a iniciativa na busca de apoio político para que Anchieta receba essa grande honraria”, destacou a diretora do Grupo de Teatro Rerigtiba, Telma Amaral.