Beto Caliman quer curso de primeiros socorros para professores

Na 98ª sessão ordinária, realizada no plenário Urias Simões dos Santos, no dia 16 de abril, o vereador Beto Caliman fez indicação ao Prefeito de Anchieta para que ofereça curso de prevenção de acidentes e primeiros socorros para professores e funcionários de todas as escolas e creches públicas do município.

22 de abril de 2019 às 00h00.

A justificativa esclarece que todo estabelecimento de ensino ou recreação que reúna crianças e adolescentes, seja ele público ou privado, deve ter por objetivo garantir não somente a aplicação de uma formação educacional de qualidade, quanto proporcionar a manutenção da integridade física e psíquica de seus funcionários e alunos.

A indicação tem como objetivo oferecer treinamentos e possibilitar que os professores consigam agir em situações emergenciais enquanto a assistência médica especializada não for proporcionada. “A escola tem o papel não somente de ensinar, mas de proteger e guardar, sendo, portanto importante o conhecimento dos acidentes mais frequentes em cada faixa etária, para o direcionamento das medidas a serem adotadas para sua prevenção”, justificou o vereador.

Segundo o parlamentar, estatísticas recentes mostram que acidentes com crianças e adolescentes, tidos equivocadamente como de baixa periculosidade, têm levado muitos jovens a enfrentar sequelas ou até sofrer óbito. Profissionais de saúde afirmam que um número expressivo desses acidentes pode ser administrado, tendo suas consequências atenuadas ou anuladas, tendo uma imediata prestação de auxílio básico ao jovem ou criança por parte de um adulto previamente treinado em procedimentos básicos de primeiros socorros.

Para atingir tal objetivo, Beto Caliman propõe que sejam ministrados cursos de prevenção de acidentes e primeiros socorros nas escolas e creches para os profissionais da educação, visando à preparação dos mesmos para as situações adversas que ocorrem no dia a dia das escolas e creches.