Beto Caliman preocupado com gravidez na adolescência

Na 96ª sessão ordinária, realizada no plenário Urias Simões dos Santos, no dia 02 de abril, o vereador Beto Caliman apresentou projeto de lei que dispõe sobre instituir a semana de orientação e prevenção da gravidez na adolescência em Anchieta.

O projeto de lei tem objetivo de chamar atenção para prevenção do número de gravidez indesejável na adolescência, além das doenças sexualmente transmissíveis (DST). O vereador almeja contribuir com a diminuição dos índices, já que quanto mais informada à população estiver, menores serão as consequências de crises pessoais e sociais.

A gravidez na adolescência tornou-se nos últimos tempos um grande problema de saúde pública, pois apresenta sérias implicações de ordem biológica, familiar e econômica que atinge o indivíduo isoladamente e a sociedade como um todo, limitando ou adiando projetos de vida, e um dos desfechos de uma prática sexual cada vez mais precoce e sem prevenção, na maioria das vezes, essas gravidezes ocorrem de formas não planejadas e indesejadas, acarretando também no aumento dos índices das DST, justificou Caliman.

Adolescência e gravidez quando ocorrem juntas, geram grandes consequências para os envolvidos e seus familiares. Geralmente esses jovens não estão preparados emocionalmente e financeiramente para assumir este tipo de responsabilidade que fazem com que muitos deixem seus estudos, saiam de casa, pratiquem abortos e até mesmo em casos de desespero abandonem as crianças.

Beto Caliman salientou que se faz necessário utilizar a estrutura ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e o próprio espaço escolar para pleitear ações e estratégias que de fato promovam maior conscientização por parte dos adolescentes, em vista, a redução dos números de gravidez nesta referida fase da vida garante que cada menina tenha o direito de viver plenamente sua adolescência e desenvolver todo seu potencial.

Data de Publicação: quinta-feira, 04 de abril de 2019