Zé Maria solicita criação da caderneta do idoso

A Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, que funciona como monitoramento do histórico clínico do paciente, já é uma realidade em diversas partes do país e, se depender do vereador José Maria Brandão, estará em breve, presente em Anchieta. Na sessão desta terça-feira (19/03), o vereador, solicitou a secretaria de saúde, por meio da indicação N° 130/2019, a implantação da caderneta do idoso no município.

21 de março de 2019 às 00h00.

Zé Maria esclareceu, em entrevista, que não há custos financeiros com a iniciativa, visto que já existe um programa do governo federal e o município só precisa realizar a solicitação. “A população da terceira idade vem crescendo a cada ano em todo território nacional e essa realidade não é diferente no município de Anchieta. Faço um apelo para que a secretaria de saúde juntamente com o executivo tome essa iniciativa. É preciso apenas que o município se comunique com o Ministério da Saúde”, esclareceu o vereador.

A iniciativa também faz com que os profissionais que atuam na rede pública de saúde consigam acessar rapidamente as informações sobre doenças, últimos atendimentos, medicação ou restrições, entre outros dados, que ajudarão na qualificação da prática diária das equipes de saúde, em especial dos profissionais da atenção básica. “De forma concreta, essa medida melhora e agiliza muito os atendimentos”, acrescentou Zé Maria.