"Não podemos ficar esperando a volta da Samarco", Alexandre Assad

Na 89ª sessão ordinária, realizada no plenário Urias Simões dos Santos, no dia 05 de fevereiro, o vereador Alexandre Assad (PRB) destacou em sua fala na tribuna, o acidente de Brumadinho e os impactos econômicos que isso trará ao Estado do Espírito Santo de uma forma geral.

08 de fevereiro de 2019 às 00h00.

Segundo Assad, a Vale é responsável por 14% do produto interno produto do Estado, considerando mais os 5% da Samarco que está parada, isso representa quase 20% a menos de receita, o que automaticamente pode reduzir nos repasses feitos aos municípios.

Mesmo sem produção da Samarco há três anos, Anchieta ainda não sentiu totalmente como é viver sem a mineradora, já que ainda recebe um pequeno valor relacionado aos impostos gerados pela empresa. A preocupação do vereador é para os próximos dois anos, Alexandre afirma que a receita pode cair em até 50%. “Como manter a quantidade e qualidade dos serviços ofertados? “, indagou.

Para Alexandre Assad é preciso investir na diversificação da matriz econômica, no turismo de negócio com visão empresarial, ele elogiou ações da associação "Iriri Vivo", porém salientou que é preciso mais medidas para que o turismo traga retorno financeiro imediato ao município.

“ A gestão é conservadora demais, é preciso novos caminhos, criatividade, não podemos ficar esperando o retorno da Samarco”, criticou Assad. A Culpa é de outras gestões também que não diversificaram, é preciso fazer a revisão do código tributário, criar uma legislação de incentivos fiscais, algo que crie um ambiente de negócios, discursou.

Outra alternativa encontrada pelo parlamentar é que saía do papel o polo industrial, para que empresas de médio porte atuem na cidade. Finalizando sua fala parabenizou o bom trabalho feito pelo secretário municipal Marcos Kneip com as microempresas.