Novo “Participa Anchieta” traz diversos serviços interativos no site da Câmara de Anchieta

Novas ferramentas à disposição dos cidadãos permitem mais transparência, fiscalização e participação popular

14 de novembro de 2018 às 00h00.

Arte: Comunicação

Por Fabiano Peixoto/Thiago de Barros

A Câmara Municipal de Anchieta lançou o novo “Participa Anchieta” que, agora, além de aplicativo, ganhou um portal exclusivo no site institucional, com oito novas ferramentas de acesso às informações, fiscalização e participação popular via portal ou aplicativo. No novo espaço interativo, é possível a participação direta do cidadão nos Projetos de Leis em tramitação na Casa e acesso a diversos serviços e atividades do Legislativo.

No portal, o cidadão tem acesso à transmissão em tempo real das sessões legislativas, Voto Online, inscrição para as Tribunas Livre ou Acadêmica, agendamento para uso do Espaço do Cidadão, Escola na Câmara, Câmara nos bairros e apresentação de propostas por meio do Ideia Legislativa. O internauta também pode acessar serviços e participar ativamente dos processos legislativos de forma interativa.

“Estamos disponibilizando à população anchietense oito novas ferramentas virtuais que irão garantir mais acesso e transparência aos atos do Poder Legislativo local. Com o novo Participa Anchieta, vamos ampliar a interatividade trazida pelo “Câmara Sem Papel”, que permite 100% de acesso aos processos legislativos que tramitam na Casa. Agora, além de acesso, a população da sede e das comunidades do interior poderá interagir com a Câmara e solicitar serviços sem sair de casa”, disse o presidente Tássio Brunoro.

Conheça cada um dos novos serviços à disposição dos cidadãos no portal e no aplicativo:

Voto Online: agora você pode se manifestar favorável ou contrário à aprovação de projetos que tramitam na Câmara de Anchieta! Os votos registrados no sistema são secretos e você pode registrar seu voto em quantos projetos quiser.

Banco de Ideias: com o Banco de Ideias é possível registrar Projetos de Lei, indicações ou requerimentos, que servirão como base para apresentação dos vereadores no Plenário.

Tribuna Livre: é um espaço aberto aos cidadãos que desejem discursar sobre assuntos de interesse da cidade no horário das sessões. Agora, você pode fazer a sua inscrição pelo portal ou pelo aplicativo.

Tribuna Acadêmica: é destinada à apresentação de projetos de conclusão de curso de assuntos correlatos ao município de Anchieta, visando estimular o estudo e a ampliação do conhecimento sobre aspectos relevantes da cidade.

Transmissão ao vivo: a Câmara Municipal de Anchieta transmite, ao vivo, todas as sessões ordinárias pelo Facebook e disponibiliza as sessões gravadas no YouTube. A iniciativa amplia a transparência e a participação popular, pois possibilita a interação do cidadão com curtidas, comentários e compartilhamentos.

Espaço do Cidadão: entidades da sociedade civil e cidadãos em geral podem requerer o uso do Plenário Pio Salarini para assuntos de interesse público.

Escola na Câmara: este programa objetiva promover a participação e interação das escolas da rede de ensino pública e privada do Município de Anchieta com o Poder Legislativo local. Os alunos podem conhecer melhor as instalações e o funcionamento da Câmara de Anchieta.

Câmara nos Bairros: os cidadãos podem apresentar uma reivindicação ou solicitar a visita de um vereador na sua comunidade.

Essas são as ferramentas e serviços disponíveis pelo aplicativo ou portal do Participa Anchieta. As ferramentas foram criadas para que você, cidadão, possa exercer de forma mais acessível a cidadania e o uso dos seus direitos.

Participe conosco!

Venha para a Câmara de Anchieta!