CPI é instaurada para apurar supostas irregularidades na gestão 2013-2016 do Executivo

A Câmara Municipal de Anchieta instarou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar possíveis irregularidades nas contas e pagamentos do Poder Executivo no período de 2013-2016. A Comissão é formada pelos vereadores Serginho (presidente), Richard Costa (relator) e Renato Lorencini (membro).

20 de março de 2018 às 00h00. Atualizado a 12 horas e 34 minutos atrás.

Reunião da Comissão

Foto: Divulgação
 

A Câmara Municipal de Anchieta instaurou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar possíveis irregularidades nas contas e pagamentos do Poder Executivo no período de 2013-2016. A Comissão é formada pelos vereadores Serginho (presidente), Richard Costa (relator) e Renato Lorencini (membro).

A motivação para que uma CPI fosse criada foram as supostas irregularidades e pendências financeiras: desvio de finalidade (“pedaladas fiscais”), realização de despesa sem prévio empenho, retenção de contribuição previdenciária (apropriação indébita), despesas com pessoal acima do limite permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), contração de despesas no final do mandato sem deixar disponibilidade de caixa.

O presidente da Comissão, vereador Serginho, afirma que as reuniões para apuração de documentos já iniciaram. “Começamos a organizar a metodologia do trabalho, realizamos a leitura das supostas irregularidades. Em breve, faremos a solicitação de documentos e convidar os envolvidos a serem ouvidos. Solicitamos ao setor de Tecnologia de Informação da Câmara a criação de uma aba no site, contendo todo o andamento do trabalho da CPI para que os trabalhos sejam transparentes e acessíveis a todos os munícipes”, ressaltou.  

“Precisamos averiguar se houveram irregularidades. Temos que olhar para frente, mas não podemos varrer as coisas para debaixo do tapete, tapando os olhos a situações que hoje impedem ou dificultam o trabalho da municipalidade, penalizando a população e servidores. Precisamos sanar as dúvidas se houve ou não ações em desacordo com a lei” afirmam os vereadores Richard Costa e Renato Lorencini.   

O que é uma CPI?

Uma Comissão Parlamentar de Inquérito é um órgão próprio do Poder Legislativo, instituído especial ou permanentemente, com os poderes de investigação similares aos judiciários, a fim de apurar, por prazo certo; fato ou fatos determinados, ligados a irregularidades, ilegalidades ou má gestão da coisa pública por seus administradores; podendo encaminhar as suas apurações ao Ministério Público, para que se promova a responsabilidade civil ou criminal dos infratores.

 

 

FIQUE CONECTADO

Preencha seus dados abaixo e receba novidades da câmara.

Atendimento ao Público

Horário de funcionamento da Câmara: 07h00 às 18h00.

Sessões Plenárias

Todas as terças-feiras, às 18 horas

Telefone

(28) 3536-0300

Endereço

Rua Nancy Ramos Rosa, n° 95 - Portal de Anchieta - Anchieta/ES - CEP: 29230000

Localização

Copyright © Câmara Municipal de Anchieta. Todos os direitos reservados.

Logo da

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.