Desenvolvimento: Vereadores participam de audiência pública na cidade de Mariana (MG)

O desenvolvimento econômico da região e a paralisação das atividades da Samarco tem sido pauta constante no Legislativo Municipal. Nesta quinta-feira (07), o presidente da Casa, Tássio Brunoro, os vereadores Serginho e Renato Lorencini, e o controlador Adson Nogueira, acompanhados do prefeito Fabricio Petri e o secretário municipal de Desenvolvimento e Integração, Marcos Kneip, participaram da Audiência Pública na cidade de Mariana (MG).

08 de dezembro de 2017 às 00h00.

Foto: Divulgação

O desenvolvimento econômico da região e a paralisação das atividades da Samarco tem sido pauta constante no Legislativo Municipal. Nesta quinta-feira (07), o presidente da Casa, Tássio Brunoro, os vereadores Serginho e Renato Lorencini, e o controlador Adson Nogueira, acompanhados do prefeito Fabricio Petri e o secretário de Desenvolvimento e Integração, Marcos Kneip, participaram da Audiência Pública na cidade de Mariana (MG).

O debate foi acerca do Licenciamento Operacional Corretivo do Complexo de Germano, além de ter sido apresentado o estudo de impacto ambiental. Dois anos depois do rompimento da barragem de Fundão, no distrito mineiro de Bento Rodrigues, os impactos financeiros começaram a ser sentidos na cidade de Anchieta com a queda considerável na arrecadação. Com isso, a porcentagem de desempregados tem aumentado. Nesta semana, mais 250 funcionários da Samarco foram demitidos e entre eles, cidadãos anchietenses.

“Muito tem se falado sobre as crises que estamos vivendo no país e em Anchieta devido à paralisação da Samarco. Vivemos um momento que jamais pensando passar e, agora, é necessário inovar. Nossa cidade tem potencial e precisa de ações que visem a valorização dos segmentos que venham ajudar a alavancar a economia”, disse Lorencini.

Para Serginho, “chegou a hora da cidade unir forças e apostar em ações no turismo, agroturismo e outros. Nossa cidade não pode ficar parada e a lição que fica é que não devemos mais ser dependentes de uma única atividade. Anchieta tem história, cultura, belezas naturais. Acima de tudo, precisamos repensar uma cidade diferente da que tínhamos há poucos anos”.

Segundo Brunoro, o retorno das atividades é de suma importância para o desenvolvimento de Anchieta e da região. “As responsabilidades devem ser apuradas, mas é necessário ter um entendimento que a retomada da mineradora representa muito para Anchieta e de toda a região do entorno, além das cidades mineiras. A Câmara tem debatido muito sobre a diversificação da economia local e este debate sobre a retomada das atividades da mineradora também é muito importante para o momento que vive nosso município”, disse.

O presidente também ressaltou que sete Câmaras iniciaram debates sobre o desenvolvimento com o Fórum de Discussão Permanente dos Legislativos da Região Litoral Sul, que pretende reunir propostas para o crescimento econômico da região litorânea sul, em um cenário onde tem se debatido muito, in loco, medidas para que esses municípios possam superar os problemas regionais como do desemprego, segurança pública e outros. Na ocasião, Brunoro disse que essa é uma boa oportunidade dos Legislativos se interagirem e unirem forças para debaterem as políticas públicas visando o crescimento de toda a região.