Consciência Negra: Câmara realiza Sessão Solene e faz homenagem ao Mestre Valentim

A Câmara de Anchieta realizou uma Sessão Solene dedicada à Consciência Negra, realizada na noite desta terça-feira (14), no Plenário “Urias Simões dos Santos”. O homenageado da noite foi Valentim Manoel dos Santos, popularmente conhecido como Mestre Valentim, da comunidade de São Mateus, além de prestar outras homenagens com capoeira, jongo e palestras.

16 de novembro de 2017 às 00h00. Atualizado a 1 hora e 45 minutos atrás.

Entrega da Comenda Mestre Camilo

Foto: Andrews Quinteiro

A Câmara de Anchieta realizou uma Sessão Solene dedicada à Consciência Negra na noite desta terça-feira (14), no Plenário “Urias Simões dos Santos”. O homenageado da noite foi Valentim Manoel dos Santos, popularmente conhecido como Mestre Valentim, da comunidade de São Mateus, além de prestar outras homenagens com capoeira, jongo e palestras.

O presidente da Casa, vereador Tássio Brunoro, passou a presidência da referida sessão para o vereador Geovane Meneguelle, conforme prevê o artigo 3º, parágrafo 1º, da Resolução Nº 11, de 21 de junho de 2017, onde diz que a condução da Sessão será feita, preferencialmente, por um vereador negro ou descendente de negros. A escolha de Meneguelle foi feita durante a sessão ordinária, realizada anteriormente.

“Tem como prioridade e objetivo de fazermos uma reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano para nosso país, que ajudaram a construir esse país, que é muito rico. Essa semana, dedicada ao negro, é um momento usarmos dessa reflexão para passarmos a valorizar mais esse povo, além de comemorar as conquistas e vitórias dos negros”, disse Meneguelle.

A Associação de Capoeira e Desporto de Anchieta (Acada) fez uma homenagem a Zumbi dos Palmares, liderada pelo mestre “Negão da Capoeira”. O tradicional grupo, denominado Libertação, atua no município há mais de 15 anos.

Em Anchieta, além do grupo “Tambores de São Mateus”, existe o jongo “São Benedito Sol e Lua”, que também mantém viva essa manifestação popular desde a época do período colonial do Espírito Santo, quando Anchieta era o centro de embarque e desembarque de mercadorias e pessoas.

O vereador Professor Robinho, proponente da Resolução que instituiu a Sessão Solene, falou acerca da data, que representa a luta pela liberdade de um povo. “Estou feliz e agradecido por esse momento tão especial e histórico na cidade de Anchieta. A maioria da nossa população é negra, porém temos algumas discrepâncias, como renda per capita, taxa de desemprego, entre outros. Reflitamos sobre a luta contínua do cidadão negro na conquista por um espaço de direito na sociedade, por igualdade e justiça num país regido pela democracia. Conclamamos por políticas públicas sobre a importância do negro, pois sabemos que no passado foram cometidas algumas atrocidades, omissões de direito. Que a reflexão permaneça durante todo o ano e não apenas no mês de novembro”, disse.

A Comenda Mestre Camilo foi outorgada ao cidadão que presta, ou tenha prestado, relevantes serviços à comunidade negra de Anchieta, promovendo a cultura da igualdade racial, o respeito à diversidade religiosa e o combate ao racismo, preconceito e à discriminação racial. O homenageado da noite, Mestre Valentim, foi representado por Conceição de Matos Mendes.

Aconteceram ainda três palestras em comemoração à data, com temas que inspiram momentos de reflexão e conscientização sobre a importância da cultura negra:

- Palestra: “A tradição negra de Anchieta” – ministrada pelo Professor Jefferson,

- Palestra: “A evolução das leis que garantem direitos aos negros desde a proibição do tráfico negreiro até a política de promoção da igualdade racial” – ministrada Professor Amaral e,

- Palestra: “O jongo mirim no contexto educacional” – ministrada pela Professora Eira Crisney Zuqui, que também apresentou uma roda de jongo com a participação de integrantes de outros grupos de jongo de Anchieta.

História do Mestre Valentim

Valentim Manoel dos Santos é de etnia afrodescendente, tem cerca de 106 anos, viúvo – foi casado com Nair Garcia Dos Santos. É filho de Manoel Bino e Vergolina Garcia. Popularmente conhecido como Mestre Valentim, é filho mais velho em uma família de seis irmãos. Aprendeu ainda jovem, com seu avó e seu pai, o oficio de jongueiro. Foi um dos percussores e mantém até os dias de hoje uma cultura de seus antepassados que se chama “Grupo de Jongo Tambores de São Mateus”. Uma história que ultrapassa seus 160 anos, passada de geração em geração sendo responsável pela transformação da comunidade de São Mateus. Valentim não exerce mais a função de mestre, mas, através de sua história de vida, passou o oficio para o mestre Renelio Santos Mendes e Fabrício Jose Horácio, que tem a responsabilidade de conduzir o Grupo de jongo “Tambores de São Mateus” e Grupo de Jongo “Tambores Mirins: a história continua” da EMEIEF “São Mateus”.

Em 2010, recebeu o prêmio "Mestre Armojo do Folclore Capixaba" do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, e o prêmio "Mestre da Cultura Popular do Brasil" do Ministério da Cultura - Edição 2009. Também recebeu uma homenagem da Prefeitura Municipal de Anchieta com a entrega de uma Estátua na comunidade de São Mateus, em 2011.

Confira a galeria de imagens: http://www.camaraanchieta.es.gov.br/galeria#prettyPhoto[mixed109]/0/