Câmara lança campanha para redução do consumo de copos descartáveis

Diariamente ouvimos falar sobre sustentabilidade, desenvolvimento sustentável e assuntos ligados ao meio ambiente. Mas, isso não basta. Precisamos fazer a nossa parte e debatermos acerca do uso dos copos descartáveis e sacolas plásticas. Neste momento, a Câmara Municipal de Anchieta tem o objetivo a redução do consumo dos copos descartáveis.

10 de novembro de 2017 às 00h00.

Arte: Andrews Quinteiro

Você sabia que o copo descartável é o produto que mais polui o meio ambiente? Para que não continuemos contribuindo para esse mal e que haja uma redução significativa, realizamos o “Amigo Caneca” durante a Semana dedicada ao Servidor Público, que deu início a campanha “Adote uma Caneca”. Por serem práticos, higiênicos e baratos eles estão em quase todo lugar: no trabalho, em escolas, festas, consultórios, etc. Mas, o seu uso gera muito lixo, que poder ser evitado.

Alguns motivos para que a redução seja expressiva:

– Os copos plásticos descartáveis podem fazer mal à saúde quando aquecidos. Em contato com líquidos quentes como o café, por exemplo, podem liberar uma grande quantidade de estireno. De acordo com pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o estireno é tóxico e estudos indicam que pode causar até câncer em altas concentrações. Esses produtos são feitos de poliestireno e podem ser identificados pelo número 6 ou pela inscrição “PS” dentro do símbolo de reciclagem.

- O tempo de decomposição de um copo descartável está entre 250 a 400 anos, ou seja, tantas outras gerações passarão e o copo ainda existirá, sem citar a reciclagem deste produto, já que este é o tipo de resíduo sólido menos reciclado ao redor do planeta.

– A reciclagem de copos descartáveis é muito pequena em comparação com a quantidade produzida. Jogá-los no coletor vermelho da coleta seletiva não é garantia de que eles serão reciclados. Poucas associações reciclam copos descartáveis, porque fazem muito volume, têm pouco peso e precisam ser limpos. O processo de reciclagem do plástico consome água, energia e mais plástico. Além disso, geralmente dá origem a produtos de qualidade inferior à original. A Associação de Catadores da Unidade Primária de Materiais Recicláveis de Anchieta (Unipran) informou que os copos descartáveis não são reciclados por eles. Ou seja, mais um motivo para não usarmos e contribuirmos com o meio ambiente da nossa cidade.

– Geram poluição: além de gerarem CO2 (dióxido de carbono) na produção e no seu transporte, continuam poluindo por muito tempo depois de descartados. Um copo descartável de plástico pode demorar mais de 100 anos para se decompor, de acordo com estimativas. O mar está cheio deles, assim como os bueiros e os rios. O plástico é feito a partir do petróleo, um recurso não-renovável cuja extração é muito impactante.

– O copo descartável de plástico é um dos produtos que mais geram lixo. Seu uso reduz a vida útil de aterros sanitários e lixões. Muitas empresas enchem caçambas com estes copinhos todos os dias. Algumas pessoas utilizam vários deles em um único dia de trabalho. Será que isso é realmente necessário?

– Economia: eles custam pouco por unidade, mas como são usados aos milhares, fazem diferença no orçamento das empresas. Muitos escritórios, escolas e academias poderiam economizar dezenas ou até centenas de reais por mês se deixassem de comprar o produto.

– O seu uso reforça a cultura do desperdício e do “jogar fora”.

O que podemos fazer?

- Use sua caneca, aquela que você ganhou do seu colega de trabalho na confraternização, para tomar café ou água.  Incentive os colegas de trabalho a usá-los também, pois a quantidade de água utilizada para lavá-los é bem menor do que para produzir um novo copo de plástico, que dificilmente será. Isso faz uma grande diferença e gera economia para a Câmara, além de reduzir danos para o meio ambiente.

- Tenha consciência que é desnecessário usar um copo cada vez que for tomar seu café ou sua água depois de ter sua caneca no seu local de trabalho. Se você ainda não tem, traga uma de casa.

Faça a sua parte e contribua com o meio ambiente!