Economia: Câmara de Anchieta inova e implanta o “Câmara Sem Papel”

Eficiência, transparência e economia. Essas são as palavras-chaves que definem mais um projeto que começou a ser implantado na Câmara de Anchieta, o “Câmara Sem Papel”. No início desta semana, os vereadores puderam conhecer esse mais novo projeto que trará economia para o Legislativo, dará mais agilidade e ampliará a transparência na tramitação dos processos.

13 de setembro de 2017 às 00h00.

?Arte: Andrews Quinteiro

Para se ter uma ideia do volume de papeis utilizados, em 2016 foram 505 produções legislativas protocoladas e, de janeiro até hoje (13) os vereadores já produziram aproximadamente 900 proposituras. A economia será de até 50% no custo de um processo digital em relação a um processo em papel.

O sistema, que será disponibilizado a partir da próxima semana, tem a plataforma totalmente via web e permitirá o acesso por meio de qualquer dispositivo conectado à internet. Os parlamentares e servidores também poderão assinar documentos e produções legislativas por meio da assinatura eletrônica. Além disso, vários processos poderão ser despachados com uma única ação, reduzindo em até 80% o tempo de tramitação.

“Fiquei muito feliz e satisfeito com a notícia da implantação desse importante projeto na Casa. Além da economia que faremos, estamos levantamos a bandeira da sustentabilidade. Sabemos que o volume de processos que tramitam na Casa é muito grande e tê-los de forma digital facilitará a vida de todos nós”, disse o vereador Zé Maria.

De acordo com o presidente da Casa, vereador Tássio Brunoro, o acompanhamento ficará mais fácil e seguro. “O Câmara Sem Papel é um projeto inovador que trará mais transparência e eficiência aos trabalhos do Legislativo, além de oferecer uma maior comodidade aos servidores que cuidam da parte administrativa da Casa e manuseiam processos diariamente. A partir de agora o cidadão também terá acesso e poderá acompanhar todos os passos. De forma sustentável e gradativa, a tramitação digital será incorporada ao nosso dia a dia e, assim, proporcionaremos uma melhor qualidade aos nossos funcionários”, disse Brunoro.

O acesso será feito a partir do portal da Câmara Municipal de Anchieta (http://www.camaraanchieta.es.gov.br), por meio do link disponibilizado na parte superior da página, no canto direito denominado Sistema Legislativo.