Vereadores abordam vários assuntos na sessão desta terça

Conferência municipal, horta nas escolas e pessoas com deficiência são assuntos na sessão ordinária da Câmara de Anchieta

17 de novembro de 2009 às 00h00. Atualizado a 13 horas e 50 minutos atrás.

Terça-feira, 17 de novembro de 2009

Luciana Pimentel

20h30

Em uma sessão rápida, os vereadores da atual legislatura da Câmara Municipal de Anchieta usaram a fase dos oradores para falar sobre a Conferência Municipal, o projeto Horta nas Escolas e o trabalho desempenhado pela Associação Pestalozzi em favor das pessoas com deficiência.

Eloíza Marchese, da Pestalozzi de Anchieta, usou a Tribuna Popular para falar sobre o esforço da equipe, agradecendo pela doação do veículo Kombi pela Associação Pró-Vida, que vai ajudar a desenvolver ainda mais a associação. Os vereadores comentaram a presença dela, citando o trabalho da Pestalozzi e as vitórias já alcançadas. “Estávamos esperando essa doação há seis anos e o carro vai ser usado para atender as crianças do centro, que serão levadas na Pestalozzi e em outras comunidades para interagir com outras crianças em vários projetos, além de fazer o serviço escolar”, explicou Eloíza.

As festividades na comunidade de Itapeúna pelos 50 anos de sua fundação foram lembradas pelo vereador Carlos Waldir (PSDB). Ele também reclamou que as comunidades estão abandonadas e pediu que todos visitem mais os bairros para ajudar a quem precisa.

O líder do governo na Casa, Válber Salarine (PSDB), destacou a atual gestão administrativa, que o parlamentar considera democrática, participativa e de preocupada com a questão social. “É importante que todos os cidadãos passem pela prestação de contas amanhã para dar sugestões de melhorias para Anchieta. O que se discute na conferência municipal vira política publica”, disse ele.

Marcus Assad (PMDB) cobrou o repasse da Samarco para a reforma do hospital municipal, comunicou oficialmente que será instalada uma feira na comunidade Recanto do Sol e cobrou a viabilização do projeto “Horta nas Escolas”, principalmente nas escolas da área rural do município de Anchieta. Outro assunto abordado pelo vereador foi a possibilidade de os servidores públicos voltarem a receber o seu 13º salário em dezembro, e não no mês do aniversário como está sendo praticado. “Isso vai movimentar o comércio”, explicou.

O presidente da Casa foi o último a usar a tribuna. Celém (PMDB) pediu que a secretaria de Esportes dê ao jovem anchietense respaldo para entrar com condições reais de vencer uma competição desportiva. A viabilização de uma Estação de Tratamento para dar sustentação a Anchieta também foi pedida pelo presidente, que destacou o Projeto Águas Limpas. “Estão sujando as águas, a Cesan tem que investir e trabalhar mais, só está sujando as nossas praias”, declarou.

Projetos deliberados

Os vereadores aprovaram duas matérias na sessão de hoje: Projeto de Lei nº 023/2009, de autoria do Poder Executivo, e o PL nº 17/2009, da Mesa Diretora da Câmara.