Saúde, esgoto, energia e audiências são destaques na Câmara

Saúde, esgoto, energia e audiências são destaques na Câmara.Os vereadores pediram cadastro de doadores de sangue, tratamento de esgoto em vários bairros, melhor prestação de serviços de energia elétrica e comentaram as audiências públicas sobre o orçamento

22 de setembro de 2009 às 00h00.

Terça-feira, 22 de setembro de 2009

Luciana Pimentel

20h30

Saúde pública, tratamento de esgoto em vários bairros, melhor prestação de serviços de energia elétrica e as audiências públicas sobre o Orçamento 2009 foram alguns dos assuntos abordados pelos vereadores durante a sessão ordinária desta terça-feira (22) na Câmara Municipal de Anchieta.

A vice-presidente da Casa, vereadora Dalva da Matta Igreja (PDT), foi a primeira a usar a tribuna, pedindo à secretaria de Saúde que faça um cadastro dos doadores de sangue da cidade. “Esse cadastro é muito importante para a população, porque agiliza o encontro de doadores compatíveis quando acontece alguma emergência”, disse ela.

Terezinha Mezadri (PV) lembrou que uma unidade móvel será disponibilizada na cidade para colher sangue durante uma semana, em abril, e sugeriu que as empresas instaladas em Anchieta convidem os seus funcionários para doarem sangue.

As audiências públicas que estão sendo realizadas pelo Legislativo Municipal sobre o Orçamento 2010 foram lembradas pelo vereador Marcus Assad (PMDB). Ele acredita que é esse trabalho é a melhor forma de aproximar a população da Câmara.

“A população tem que saber qual é o papel do vereador. É a primeira vez que esta Casa de Leis sai daqui do recinto para buscar subsídios para aprovar o Orçamento Municipal e isso é muito importante, porque não estamos aqui para legislarmos sozinhos”.

Marquinhos ainda fez um pedido de informação verbal durante a sessão ao promotor de Justiça da cidade. Ele quer saber quais foram as ações desenvolvidas pelo Iema para coibir o esgoto a céu aberto desaguando no rio Beneventes e em várias ruas de Anchieta, denunciado por ele há meses atrás.

Continuando a fala do colega, o vereador Válber Salarini (PSDB) salientou que as concessionárias de energia elétrica e água (Escelsa e Cesan), tem deixado a cidade na mão. “Elas já tiveram os seus momentos de glória, de atenção à população da nossa cidade, mas hoje o que vemos é um desprestigio”, frisou.

Salarini ainda falou sobre a demora na instalação de postes, deslocamento, religamento e também de obras que estão deixando a cidade esburacada. “Muitos pedidos que antes eram feitos em 24 horas, agora demoram de cinco a oito dias. Os buracos que a Cesan está fazendo nas ruas são absurdos, eu fui vítima de um buraco e ela deveria receber uma multa se estragar os calçamentos e não refazer”, pediu.

Meio Ambiente

A preservação do meio ambiente foi o assunto escolhido pelos vereadores Edinho de Souza (PV) e Jocelém Gonçalves (PMDB). O desenvolvimento da consciência ambiental foi pedido por Edinho, salientando que é preciso começar a pensar em nossos filhos e netos. “Estima-se que a população vai envelhecer muito mais rápido, porque não haverá água suficiente para suprir as necessidades de todos. Não podemos deixar de sonhar verde, de praticar verde e de ser verdes”.

O presidente da Casa, Jocelém Gonçalves, também comentou a existência de esgoto a céu aberto na cidade e o desperdício de água. O parlamentar disse que o projeto do governo do Estado “Produtores de Água”, que paga bolsas aos produtores rurais que recuperarem ou preservarem a vegetação, é excelente e que deveria ser adotado pela municipalidade.

“O tratamento do esgoto de Anchieta deveria ser uma prioridade. Hoje, a Cesan não contribui em nada com o município. O que está faltando para resolver o problema da Escelsa e da Cesan é punho”, disse Celém.

Mais informações:

Américo Machado