Autoridades prestigiam última sessão na Câmara de Anchieta

Com a inauguração da nova sede do Legislativo na próxima sexta-feira, a sessão ordinária desta terça-feira, a última na atual sede, foi marcada por discursos. O prefeito Edival Petri, o senador Renato Casagrande e o deputado Rodrigo Chamoun marcaram presença

28 de julho de 2009 às 00h00.

Terça-feira, 28 de julho de 2009

Luciana Pimentel

23h40

A última sessão na atual sede da Câmara Municipal de Anchieta foi marcada por discursos de autoridades. O assunto principal foi a retirada dos quiosques nas praias do município, comentada pelo prefeito Edival Petri (PSDB), pelo senador Renato Casagrande (PSB) e pelo vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Rodrigo Chamoun (PSB).

Quem presidiu os trabalhos foi Jocelém Gonçalves (PMDB), acompanhado pelos vereadores José Maria Rovetta (PR) e Marcus Assad (PTB). Em sua fala, o presidente da Casa agradeceu a presença das autoridades e ratificou a sua defesa em favor dos quiosqueiros, salientando que eles geram mais de 2500 empregos diretos e são a principal fonte de renda de centenas de famílias.

O prefeito de Anchieta, Edival Petri, falou sobre os projetos desenvolvidos pelo Poder Executivo e também sobre a revitalização das praias, explicando que a demolição dos quiosques em 30 dias é uma decisão precipitada e que requer planejamento.

"Vamos promover um encontro para argumentar contra essa decisão, porque precisamos manter os empreendimentos que cada um fez nas praias", adiantou o chefe do Poder Executivo Municipal.

Rodrigo Chamoun defendeu o desenvolvimento da região Sul do Estado por meio de Anchieta e frisou que a sociedade não pode abrir mão da vinda da base marítima da Petrobrás para a cidade. "O sul tem similaridades econômicas e o que é bom para Anchieta é bom também para Piúma, para Guarapari... Anchieta é hoje o vértice de desenvolvimento do sul do Estado", acredita.

Ele também defendeu os quiosqueiros. "Não podem vir 'tratorando' a qualquer custo, porque os quiosques são um complemento ao turismo, atividade econômica que hoje gera emprego e renda aqui em Anchieta", completou Rodrigo Chamoun.

Homenageado com uma comenda pela Câmara Municipal, o senador Renato Casagrande fez um esboço sobre a crise no Senado, garantindo que o seu papel é de ficar próximo à sociedade. "O que está acontecendo hoje é reflexo dessa distância que a sociedade mantém dos senadores. Isso fez com que a Casa fosse privatizada, atendendo apenas aos interesses de uma meia dúzia", falou.

E continuou: "Eu também sinto esse repúdio por fazer parte dessa instituição. Era sujeira debaixo do tapete que agora está sendo apresentada à sociedade. Nunca deixei dúvida quanto a minha posição, defendo o afastamento de Sarney e reassumo aqui em Anchieta o meu compromisso, que é renascer a instituição Senado".

Consolidar Anchieta como polo de desenvolvimento da região Sul também foi umas das sugestões dadas pelo senador. "Não medirei esforços para que isso se concretize, porque eu quero projetar o Espírito Santo no cenário nacional, mostrando a cara do Estado e buscando investimentos também para os municípios".

Sobre os quiosques, o senador Renato Casagrande propôs uma agenda entre as autoridades capixabas e o Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, em Brasília, para reorganizar o projeto. "Vamos mostrar que é preciso um pouco de bom-senso para que não seja cometida nenhuma injustiça com pessoas que trabalham de boa fé.

Projetos aprovados

Os vereadores aprovaram durante a sessão ordinária dois Projetos de Decreto Legislativo (PDL), que versam sobre a concessão de comendas a pessoas que se destacaram por seu trabalho em favor do Espírito Santo. O primeiro PDL, nº 020/2009, outorga título de honra ao mérito na gestão pública ao deputado federal Camilo Cola (PMDB). A outra matéria, PDL nº 021/2009, outorga a comenda de convidado ilustre ao senador Renato Casagrande.

Mais informações:

Américo Machado